Mundo

Vice-presidente chinês pede a Elon Musk para aprofundar relações com Pequim

Han Zheng disse ao magnata que a Tesla e outras empresas norte-americanas devem 'compartilhar os frutos do desenvolvimento da China'

Elon Musk: o empresário discutiu com Han Zheng sobre as oportunidades de negócios na China (AFP)

Elon Musk: o empresário discutiu com Han Zheng sobre as oportunidades de negócios na China (AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de janeiro de 2025 às 07h00.

Última atualização em 20 de janeiro de 2025 às 07h04.

Tudo sobreChina
Saiba mais

O vice-presidente chinês, Han Zheng, reuniu-se em Washington com o magnata da tecnologia Elon Musk, a quem pediu que as empresas norte-americanas "aproveitem a oportunidade" de aprofundar suas relações econômicas com a China, informou nesta segunda-feira, 20, a mídia estatal.

Han, que participará na segunda-feira da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, encontrou-se no domingo com Musk e outros empresários, segundo a agência de notícias chinesa Xinhua.

Musk, conhecido como o homem mais rico do mundo e diretor executivo da Tesla e da SpaceX, é também um dos conselheiros mais próximos de Trump.

China incentiva maior colaboração empresarial

Han disse a Musk que a Tesla e outras empresas norte-americanas devem "aproveitar a oportunidade e compartilhar os frutos do desenvolvimento da China", além de fazer novas e maiores contribuições para a promoção das relações econômicas e comerciais sino-americanas.

De acordo com a Xinhua, Musk demonstrou interesse em "aprofundar a cooperação em investimentos com a China" e em desempenhar um "papel ativo" no comércio entre os dois países.

Impactos na relação sino-americana

Durante sua campanha eleitoral, Trump ameaçou a China e outros países com novos impostos de importação, mas também se mostrou disposto a dialogar com o presidente Xi Jinping.

Na última sexta-feira, Xi e Trump conversaram por telefone e prometeram trabalhar juntos para melhorar as relações bilaterais entre seus países.

Acompanhe tudo sobre:ChinaElon MuskEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia