Mundo

Vice dos EUA fala de possível encontro com membros norte-coreanos

Declarações ocorrem após um funcionário norte-coreano assegurar que seu país "nunca mendigou o diálogo" com Washington e "assim seguirá sendo no futuro"

Mike Pence, sobre a Coreia do Norte: "veremos se surge algum tipo de encontro em qualquer tipo de contexto" (Marcos Brindicci/Reuters)

Mike Pence, sobre a Coreia do Norte: "veremos se surge algum tipo de encontro em qualquer tipo de contexto" (Marcos Brindicci/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às 09h41.

Tóquio - O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, deixou aberta nesta quinta-feira a opção de se reunir com membros da delegação norte-coreana durante os Jogos Olímpicos de Inverno, que será oficialmente inaugurado amanhã em PyeongChang (Coreia do Sul).

"Veremos se surge algum tipo de encontro em qualquer tipo de contexto", disse o número dois da Casa Branca à imprensa ao ser questionado sobre o tema antes de partir da base aérea de Yokota (oeste de Tóquio) com destino à Coreia do Sul.

"Não solicitamos nenhuma reunião com representantes norte-coreanos, mas se tiver algum contato com eles em qualquer contexto durante os dois próximos dias, a nossa mensagem será a de sempre", reiterou Pence após pronunciar um discurso perante as tropas americanas desdobradas na base japonesa.

Washington pede a Pyongyang que "deixe de uma vez por todas as suas ambições nucleares e de mísseis balísticos", e advertiu que até que isso ocorra "continuará a pressão econômica e diplomática", sublinhou Pence.

O vice-presidente fez estas declarações em meio às especulações sobre um possível encontro entre os enviados de Washington e Pyongyang aos Jogos, e no mesmo dia em que a imprensa norte-coreana diz que essa opção não está nos planos do regime de Kim Jong-un.

"Nós claramente não temos a intenção de nos reunirmos com os EUA durante nossa visita à Coreia do Sul", apontou um diretor do Ministério de Relações Exteriores de Pyongyang em declarações recolhidas hoje pela agência estatal de notícias "KCNA".

Em suas declarações, o funcionário assegura que a Coreia do Norte "nunca mendigou o diálogo" com Washington e "assim seguirá sendo no futuro".

Pence encontraria, na sexta-feira, durante a cerimônia de abertura dos Jogos, com uma delegação de alto nível enviada por Pyongyang e composta entre outros por Kim Yo-jong, a irmã do líder norte-coreano, e o presidente honorífico do país, Kim Yong-nam.

O vice-presidente americano também tem previsto manter várias reuniões hoje com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, entre outros atos incluídos em sua agenda na Coreia do Sul, onde ficará até sábado.

A delegação de Pyongyang, por sua vez, permanecerá na Coreia do Sul até domingo e acredita-se que, além da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno, poderia assistir ao concerto que a orquestra norte-coreana Samjiyon oferecerá em Seul esse dia.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDiplomaciaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca