Mundo

Venizelos diz que amanhã pode haver uma coalizão na Grécia

Uma coalizão entre conservadores e social-democratas contaria com uma maioria suficiente para governar

O líder conservador iniciou hoje sua rodada de contatos para sondar a vontade das formações com representação parlamentar para entrar em um Governo de coalizão (Aris Messinis/AFP)

O líder conservador iniciou hoje sua rodada de contatos para sondar a vontade das formações com representação parlamentar para entrar em um Governo de coalizão (Aris Messinis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 14h14.

Atenas - O líder do partido social-democrata Pasok, Evangelos Venizelos, cuja formação terminou na terceira posição nas eleições do domingo e é fundamental para a formação de um governo, anunciou que nesta segunda-feira que, no mais tardar amanhã, pode haver um Executivo de coalizão na Grécia.

Venizelos se mostrou partidário a entrar em uma coalizão com os conservadores do Nova Democracia (ND), vencedor das eleições, e se mostrou "decepcionado" pela recusa do segundo partido mais votado, o esquerdista Syriza, a entrar em um governo de "união nacional".

Com o líder do ND, Antonis Samaras, "decidimos que o país precisa de um governo imediatamente. (...) Está claro que temos que dar uma imagem séria tanto no interior como no exterior", afirmou Venizelos após a reunião com o líder conservador, que hoje recebeu do presidente da República, Karolos Papoulias, o mandato para formar um Executivo.

No entanto, Venizelos propôs a Samaras que devolva imediatamente o mandato ao presidente Papoulias e que seja este quem dirija as negociações de formação de um governo de unidade com a "maior cooperação possível".

Uma coalizão entre conservadores e social-democratas contaria com uma maioria suficiente para governar, mas ambos partidos pretendem formar um Executivo o mais amplo possível.

O líder conservador iniciou hoje sua rodada de contatos para sondar a vontade das formações com representação parlamentar para entrar em um Governo de coalizão. 

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEleiçõesEuropaGréciaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente