Mundo

Venezuela e Colômbia se enfrentam dentro e fora de campo

O ranço entre os dois países se intensificou desde que o presidente colombiano afirmou que a Venezuela estava se encaminhando para virar uma ditadura

Ponte Simón Bolívar: ligação entre Venezuela e Colômbia, na cidade de San Cristóbal, ficou marcada pelo tráfego de venezuelanos em busca de comida no país vizinho (Mario Tama/Getty Images)

Ponte Simón Bolívar: ligação entre Venezuela e Colômbia, na cidade de San Cristóbal, ficou marcada pelo tráfego de venezuelanos em busca de comida no país vizinho (Mario Tama/Getty Images)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 31 de agosto de 2017 às 06h12.

Última atualização em 31 de agosto de 2017 às 08h27.

A Colômbia enfrenta a Venezuela nesta quinta-feira, às 18h no horário de Brasília, no estádio de Pueblo Nuevo, em San Cristóbal, na Venezuela. A partida é válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Atrás do Brasil, a Colômbia é a vice-líder da competição, que está na 15ª de 18 rodadas, com 24 pontos, e a Venezuela está na lanterna, sem chances de classificação para o mundial, com 6 pontos. No campo, não há disputa — mas atritos políticos não faltam.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

Na noite de segunda-feira, o governo colombiano enviou uma carta de protesto à Venezuela, acusando as forças de segurança venezuelanas de terem cruzado a fronteira na noite de sábado, e ainda terem roubado celulares e dinheiro dos moradores. O ranço entre os dois países se intensificou desde que o presidente Juan Manuel Santos afirmou, após a eleição da Constituinte, que a Venezuela estava se encaminhando para virar uma ditadura.

A cidade venezuelana de San Cristóbal, na região dos Andes, fica praticamente na fronteira com a Colômbia e é conhecida como a Cidade da Cordialidade. É a capital do estado de Táchira, governado pelo chavista José Vielmo. Mesmo fazendo parte do mesmo partido que o presidente Nicolás Maduro, Vielmo vem permitindo que venezuelanos famintos cruzem a fronteira com a Colômbia — fluxo que estava proibido desde agosto de 2015. Em julho do ano passado, por um período de doze horas, as pessoas puderam atravessar a ponte Simón Bolívar para buscar comida em solo colombiano. Depois disso, as fronteiras começaram a ser reabertas.

O bloqueio de circulação entre os dois países — justificado por Maduro como uma luta contra o contrabando e o crime organizado — foi especialmente trágico para o estado fronteiriço de Táchira, que ficou bastante desabastecido de itens básicos. Vários colombianos foram deportados, no que foi o início da crise diplomática. Há de se esperar que, pelo menos no jogo, colombianos e venezuelanos possam desfrutar de um momento de trégua. O Brasil também entra em campo hoje, às 21h45, para enfrentar o Equador.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteAssembleia ConstituinteColômbiaExame HojeVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia