Mundo

Venezuela vendeu US$ 15,8 bi em petróleo aos EUA no 1º semestre

Aumento, em relação ao seis primeiros meses de 2009, foi de 35,9%

A Venezuela é o maior produtor de petróleo da América do Sul, e as exportações da commodity são 90% da renda em divisas (.)

A Venezuela é o maior produtor de petróleo da América do Sul, e as exportações da commodity são 90% da renda em divisas (.)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de agosto de 2010 às 14h37.

Caracas - As exportações de petróleo venezuelano para os Estados Unidos somaram 15,815 bilhões de dólares no primeiro semestre deste ano, o que representa um aumento de 35,9% em relação ao mesmo período de 2009, quando os preços do cru sofreram fortes quedas.

Um relatório da Câmara Venezuelana Americana de Comércio e Indústria (Venamcham), divulgado nesta quinta-feira, aponta que dos 16,352 bilhões de dólares vendidos pela Venezuela aos Estados Unidos, 96,7% correspondem a negócios do mercado petroleiro.

Por outro lado, a Venezuela importou dos Estados Unidos um total de 4,932 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2010.

Os números das exportações respondem à recuperação do preço do barril de cru venezuelano, que em 2009 sofreu baixas a ponto de ser negociado a menos de 40 dólares. Em 2010, a média de preço do barril é de 69,75 dólares.

A Venezuela produz 3,012 milhões de barris de cru por dia (mbd), segundo um balanço calculado em 2009 pela estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), publicado na semana passada. A Opep, no entanto, atribui a seu único membro sul-americano uma produção 2,32 mbd.

Os Estados Unidos, principal comprador do petróleo venezuelano, foi abastecido, em média, com 1,4 milhão de barris diários em 2009, o que situa a Venezuela em quinto lugar entre seus fornecedores de cru, segundo dados de Washington.

A Venezuela é o maior produtor de petróleo da América do Sul, e as exportações desta commodity representam aproximadamente 90% de sua renda em divisas.

Leia mais notícias sobre a Venezuela

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércio exteriorEnergiaExportaçõesPetróleoVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia