Mundo

Venezuela vai aumentar salário mínimo em 15% por inflação

Nicolás Maduro anunciou um aumento de 15 por cento no salário mínimo a partir de dezembro para proteger os trabalhadores da inflação


	Nicolas Maduro: críticos afirmam que problema da inflação endêmica na Venezuela é uma prova do fracasso dos 15 anos de economia socialista
 (AFP)

Nicolas Maduro: críticos afirmam que problema da inflação endêmica na Venezuela é uma prova do fracasso dos 15 anos de economia socialista (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 07h28.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira um aumento de 15 por cento no salário mínimo a partir de dezembro para proteger os trabalhadores da inflação de mais de 60 por cento.

Maduro diz que o aumento dos preços ao consumidor é consequência de uma "guerra econômica" lançada por inimigos de seu governo socialista, frequentemente acusando empresários de manipularem os preços e de especulação.

Críticos, porém, afirmam que o problema da inflação endêmica na Venezuela é uma prova do fracasso dos 15 anos de economia socialista sob os governos de Maduro e de seu antecessor, Hugo Chávez, morto em 2013.

O problema da Venezuela com a inflação é antigo, também superando a casa dos 60 por cento na década de 1990, antes da chegada de Chávez ao poder, de acordo com dados do FMI. "Decidi aceitar esta proposta, da parte dos trabalhadores, e decretar um aumento de 15 por cento no salário mínimo a partir de 1º de dezembro", disse Maduro durante evento com trabalhadores, transmitido pela televisão.

Maduro disse que o aumento acumulado para 2014 -após uma alta de 30 por cento em maio e de 10 por cento em janeiro- vai compensar a inflação causada pela campanha "criminosa" contra ele.

O reajuste previsto para dezembro colocará o salário mínimo da Venezuela em 4.889 bolívares. O valor é equivalente a 776 dólares na taxa oficial de câmbio de 6,3 bolívares por dólar, mas representa apenas 49 dólares a uma taxa de câmbio do mercado negro oferecida em sites ilegais.

De acordo com os últimos dados disponíveis, a taxa de inflação anualizada da Venezuela atingiu 63,4 por cento em agosto, com os preços ao consumidor subindo 3,9 por cento naquele mês, segundo o Banco Central.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaInflaçãoSalário mínimoVenezuela

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo