Mundo

Venezuela vai adotar 30% das normativas do Mercosul

Governo venezuelano irá adotar a nomenclatura comum do bloco, e até 5 de abril do ano que vem, 28% dos produtos estarão de acordo com a Tarifa Externa Comum (TEC)


	Bandeira da Venezuela: A adesão da Venezuela levou o Mercosul a alcançar 270 milhões de habitantes
 (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Bandeira da Venezuela: A adesão da Venezuela levou o Mercosul a alcançar 270 milhões de habitantes (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 20h13.

Brasília – A Venezuela vai acelerar o processo de incorporação das normativas do Mercosul. Até o primeiro semestre de 2013, o país se comprometeu a adotar 30% de todas as regras do bloco.

Representando a Venezuela na reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC), em Brasília, a vice-ministra de Relações Exteriores para a América Latina e o Caribe, Verónica Guerrero, declarou que o governo venezuelano irá adotar a nomenclatura comum do bloco, e que até 5 de abril do ano que vem, 28% dos produtos estarão de acordo com a Tarifa Externa Comum (TEC).

Pouco antes do fim da reunião do CMC, o porta-voz do Itamaraty, embaixador Tovar da Silva Nunes, disse que o Brasil, como presidente pro tempore do Mercosul, está satisfeito com empenho da Venezuela. Segundo ele, serão feitos concursos, no próximo ano, para o ingresso de 15 técnicos venezuelanos na equipe do Mercosul.

O valor da contribuição da Venezuela para os vários órgãos do Mercosul, como a Secretaria-Geral e o Fundo de Convergência Estrutural (Focem), também está sendo discutido na reunião do conselho. Segundo o porta-voz, os valores exatos ainda não foram estipulados. Mas o país reafirmou que irá contribuir com todos os fundos do bloco.

Durante a reunião, a Guiana manifestou pela primeira vez, oficialmente, o interesse em entrar no Mercosul. A partir de agora serão iniciados os trâmites para que o ingresso seja avaliado pelos países-membros. A Bolívia, o Equador e Suriname também estão em análise.

A adesão da Venezuela levou o Mercosul a alcançar 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população da América do Sul. O Produto Interno Bruto (PIB) do mercado comum é US$ 3,3 trilhões, aproximadamente 83,2% do PIB sul-americano. Se a Guiana, o Suriname, a Bolívia e o Equador passarem a integrar o bloco, mais US$ 200 bilhões serão acrescidos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMercosulVenezuela

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada