Mundo

Venezuela tem saques de alimentos em zona afastada

Os distúrbios aconteceram na quinta-feira, o que segundo a deputada Larissa Gonzalez, levou as autoridades a militarizar esta cidade de 86.000 habitantes


	Supermercado: Gonzáles denunciou por sua vez que o governo quer "esconder a verdade de um povo que está passando fome"
 (Mariana Bazo / Reuters)

Supermercado: Gonzáles denunciou por sua vez que o governo quer "esconder a verdade de um povo que está passando fome" (Mariana Bazo / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2016 às 14h45.

Dezenas de pessoas foram presas em protestos e saques pela falta de alimentos em Tucupita, capital de uma região de selva do leste da Venezuela, segundo autoridades locais e uma deputada opositora.

Os distúrbios aconteceram na quinta-feira, o que segundo a deputada Larissa Gonzalez, levou as autoridades a militarizar esta cidade de 86.000 habitantes, localizada a 700 quilômetros de Caracas.

A governadora do estado de Delta Amacuro, Lizeta Hernandez, chamou os protestos de "vandalismo disfarçado de fome" e denunciou as "tentativas de saques".

Em uma entrevista, Gonzáles denunciou por sua vez que o governo quer "esconder a verdade de um povo que está passando fome".

Pelo menos 146 pessoas foram presas durante os confrontos, segundo a deputada.

Nas últimas semanas, aumentaram o número de protestos em cidades de todo o país pela escassez de alimentos e medicamentos, que chega a 80% de acordo com a empresa Datanalisis.

Em meados de junho, um protesto em Cumana (400 km a leste de Caracas) terminou em saques, duas mortes e a prisão de mais de 400 pessoas.

O presidente Nicolas Maduro acusa a oposição, que promove um referendo revogatório contra ele, de liderar os protestos e de tentar derrubá-lo.

A queda dos preços do petróleo agravou a crise no país que, além da escassez, sofre com a maior inflação do mundo: 180,9% em 2015.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosAmérica LatinaCrimeCrises em empresasTrigoVenezuela

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru