Mundo

Venezuela quer Porto Rico na Celac

Nicolás Maduro anunciou nesta quinta-feira que vai propor que Porto Rico passe a fazer parte da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos


	Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: "que Porto Rico tome o caminho da América Latina! Mais tarde veremos, também, a independência de Porto Rico", disse
 (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: "que Porto Rico tome o caminho da América Latina! Mais tarde veremos, também, a independência de Porto Rico", disse (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 05h24.

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje (9) que vai propor que Porto Rico passe a fazer parte da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A proposta será feita na próxima cúpula da organização em Havana, Cuba, entre 25 e 29 deste mês.

"Jamais tiraremos do nosso coração a causa da independência de Porto Rico. Eu disse ao ministro das Relações Exteriores, Elías Jaua, para preparar um documento especial porque a delegação da Venezuela vai propor a integração de Porto Rico à Celac", disse Maduro em Caracas, durante comemoração do 55º aniversário da Revolução Cubana.

"Que Porto Rico tome o caminho da América Latina! Mais tarde veremos, também, a independência de Porto Rico (…), algum dia veremos nascer uma República de Porto Rico e iremos consolidar, juntos, a sua independência", acrescentou.

O presidente venezuelano informou que, durante a cúpula, Cuba e a Venezuela vão promover a 14.ª reunião da Comissão Mista Bilateral. O objetivo é discutir temas de integração regional e assinar novos projetos de cooperação científica, cultural, tecnológica e energética.

Situado nas Caraíbas, a Leste da República Dominicana e a Oeste das Ilhas Virgens, o arquipélago de Porto Rico é um território autônomo dos Estados Unidos. Em 1917, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei Jones, que estabelece que as pessoas nascidas em Porto Rico são cidadãos norte-americanos. Com informações da Agência Lusa.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Cadeira descartável, esquenta-mãos e horas de fila: as táticas dos fãs de Trump para vê-lo na posse

Líderes mundiais reagem à posse de Trump

Argentina alcança superávit comercial recorde em 2024

Donald Trump nomeia republicano Mark Uyeda como presidente interino da SEC