Mundo

Venezuela pede à ONU envio de observadores para eleição

Ministro das Relações Exteriores confirmou que pediu ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, envio de observadores para a eleição de 22 de abril

Nicolás Maduro: enquanto o presidente aspira à reeleição, a coalizão de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) decidiu não participar (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Nicolás Maduro: enquanto o presidente aspira à reeleição, a coalizão de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) decidiu não participar (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

A

AFP

Publicado em 27 de fevereiro de 2018 às 13h56.

O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Jorge Arreaza, confirmou nesta terça-feira (27) que pediu ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, o envio de observadores internacionais para a eleição presidencial de 22 de abril.

Na semana passada, o governo de Caracas anunciou ter enviado uma carta a Guterres, abordando o assunto.

"Ontem conversamos com o secretário-geral a respeito. Esperamos resposta, agora, das Nações Unidas", disse Arreaza, em entrevista coletiva em Genebra, onde participa da reunião anual do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

O chanceler lembrou que a decisão "foi tomada na mesa de diálogo" realizada em Santo Domingo, na qual governo e oposição não conseguiram chegar a um acordo.

"Mas o governo venezuelano está cumprindo todas as partes do acordo", garantiu.

O presidente Nicolás Maduro antecipou a eleição presidencial para 22 de abril. Enquanto Maduro aspira à reeleição, a coalizão de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) decidiu não participar.

Em 23 de fevereiro, o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou uma resolução, pedindo à Venezuela para adiar o pleito presidencial e aprovar um novo calendário, que garanta um processo eleitoral "livre, justo, transparente, legítimo e confiável".

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesONUVenezuela

Mais de Mundo

Argentina encerra comissão investigadora de suposta fraude envolvendo Milei

Trump diz que trabalhadores não perderão cobertura de saúde com plano fiscal

Hamas denuncia que não há 'negociações reais' para cessar-fogo em Gaza

Governo Trump cancela mais US$ 60 milhões de verbas destinadas à Universidade Harvard