Mundo

Venezuela nega pedido dos EUA para extraditar Snowden

Nicolás Maduro afirmou que governo americano pediu a extradição do ex-consultor da CIA


	O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: americanos "não têm moral para pedir a extradição" de Edward Snowden, afirmou
 (AFP)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: americanos "não têm moral para pedir a extradição" de Edward Snowden, afirmou (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2013 às 12h01.

Caracas - O presidente Nicolás Maduro afirmou nesta quinta-feira que o governo dos Estados Unidos pediu à Venezuela a extradição do ex-consultor da inteligência americano Edward Snowden, acusado de espionagem.

"O governo dos Estados Unidos entregou a nossa chancelaria um 'papelzinho' (...) pedindo a extradição desse jovem, o Snowden", declarou Maduro depois de chegar de viagem da Rússia.

"A primeira coisa que vocês têm de fazer para ter moral de pedir a extradição deste jovem (...) que apenas revelou os crimes que vocês cometem contra a humanidade, é nos entregar Luis Posada Carriles, a quem protegem", acrescentou Maduro.

Posada Carriles, ex-agente cubano da CIA, é acusado pela Venezuela de ser o autor intelectual de um ataque com bomba que deixou 73 mortos contra um avião cubano que decolou de Caracas em 1976.

"Não têm moral para pedir a extradição de um jovem que está alertando para a ilegalidade com que o Pentágono, a CIA e o poder dos Estados Unidos atuam. (...) Eu, como chefe de Estado, rejeito qualquer pedido que façam de extradição", concluiu.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEstados Unidos (EUA)Nicolás MaduroPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Relatório da ONU e ONGs venezuelanas denunciam intensificação de torturas nas prisões do país

Edmundo González, líder opositor venezuelano nega ter sido coagido pela Espanha a se exilar

A nova fase da guerra e a possível volta do horário de verão: o que você precisa saber hoje

Israel intensifica bombardeios no Líbano e guerra pode chegar a nova fase