Mundo

Venezuela fará eleição para novo Parlamento em 6 de dezembro

A oposição controla o Parlamento desde 2016, e o atual chefe do Legislativo, Juan Guaidó, é reconhecido por muitos como o legítimo líder da Venezuela

Venezuela: oposição diz que o partido de Maduro irá fraudar a eleição (Alexander MARTINEZ/AFP)

Venezuela: oposição diz que o partido de Maduro irá fraudar a eleição (Alexander MARTINEZ/AFP)

R

Reuters

Publicado em 2 de julho de 2020 às 06h34.

Última atualização em 2 de julho de 2020 às 16h52.

A Venezuela vai realizar uma eleição em 6 de dezembro para escolher os novos integrantes do Parlamento, afirmou o conselho eleitoral do país na quarta-feira, estabelecendo oficialmente uma data para uma votação que a oposição diz será fraudada em favor do Partido Socialista.

A oposição controla o Parlamento desde 2016, e o atual chefe do Legislativo, Juan Guaidó, foi reconhecido por dezenas de países como o legítimo líder do país após a acirrada reeleição de 2018 do presidente Nicolás Maduro.

"Anunciamos para 6 de dezembro de 2020 o processo eleitoral da Assembleia Nacional para o período 2021-2026", disse a chefe do conselho eleitoral, Indira Alfonzo, em uma transmissão na televisão.

A oposição se recusa a reconhecer as decisões do conselho eleitoral recentemente nomeado, alegando que ele foi ilegalmente designado pelo Supremo Tribunal de Justiça pró-governo.

"Os venezuelanos não participarão de uma farsa, como em maio de 2018", escreveu Guaidó no Twitter, referindo-se à reeleição de Maduro que foi amplamente boicotada pela oposição. "Escolhemos viver com dignidade e democracia."

Os críticos de Maduro também observam que o tribunal superior interveio na liderança dos principais partidos da oposição, colocando-os nas mãos de membros dos partidos que foram expulsos por acusações de que eram aliados dos governistas.

Perder o controle do Parlamento complicaria a posição de Guaidó.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesJuan GuaidóNicolás MaduroVenezuela

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia