Mundo

Venezuela diz ter capturado 'um dos homens mais procurados da A.Latina'

Chefe do grupo criminoso 'Los Rastrojos, Diego Pérez Hainaut, conhecido como 'Diego Rastrojo', é um importante chefe narcoparamilitar colombiano

Prisão de traficante ocorreu em operação do Escritório Nacional Antidrogas (ONA)  (Marcello Casal Jr/AGÊNCIA BRASIL)

Prisão de traficante ocorreu em operação do Escritório Nacional Antidrogas (ONA) (Marcello Casal Jr/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de junho de 2012 às 20h31.

Caracas - O ministro do Interior da Venezuela, Tareck el-Aissami, informou neste domingo sobre a captura do paramilitar colombiano Diego Perez Henao, conhecido como 'Diego Rastrojo', em uma das ações 'mais significativas da história da Venezuela' contra o narcotráfico.

'Nesta manhã, conseguimos a captura efetiva do cidadão de nacionalidade colombiana Diego Pérez Hainaut, conhecido como 'Diego Rastrojo', um importante chefe narcoparamilitar colombiano e, além disso, chefe do grupo criminoso 'Los Rastrojos'', declarou o ministro à televisão estatal.

Aissami disse que a prisão ocorreu de madrugada no município Rojas, no estado de Barinas, com o apoio das autoridades colombianas e em uma operação coordenada pelo Escritório Nacional Antidrogas (ONA) da Venezuela. Segundo ele, 'Diego Rastrojo' foi levado a Caracas e se encontra 'sob estritas medidas de segurança'.

'Já estamos nos comunicando neste momento com autoridades da Colômbia para transmitir-lhes esta informação relevante e imediatamente colocar à disposição da Justiça colombiana este chefe criminoso do grupo 'Los Rastrojos'', assinalou o ministro.

De acordo com Tareck el-Aissami, Diego Pérez é procurado pela Justiça colombiana desde 2001 por seu amplo histórico criminoso que inclui 'centenas de vítimas, de desaparimentos, assassinatos e extorsões'.

O ministro venezuelano destacou que o traficante se transformou no terceiro na linha de poder de 'Los Rastrojos' e é 'um dos principais líderes' das chamadas Bacrim (bandas criminosas) com apoio dos irmãos Calle Serna.

'Foi capturado um dos homens mais procurados da América Latina. Não é qualquer chefe das máfias que capturamos na madrugada de hoje na Venezuela', ressaltou o ministro venezuelano. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaPolíticaVenezuela

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô