Mundo

Venezuela denuncia de "golpe de Estado" no Paraguai

"Convido todos os países presentes a expressar-lhe nosso apoio ao governo democrático de Fernando Lugo, cujo mandato foi outorgado pelo voto do povo que o elegeu"

Presidente do Paraguai, Fernando Lugo: Segundo o regulamento, a sentença será emitida ainda nesta sexta-feira e terá caráter inapelável (Jorge Adorno/Reuters)

Presidente do Paraguai, Fernando Lugo: Segundo o regulamento, a sentença será emitida ainda nesta sexta-feira e terá caráter inapelável (Jorge Adorno/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 16h59.

Rio de Janeiro - A Venezuela denunciou nesta sexta-feira no plenário da Rio+20 que "se trama um golpe de Estado" no Paraguai e pediu aos 193 países representados na conferência que manifestem solidariedade ao presidente Fernando Lugo.

"Não podemos nos calar. Convido todos os países presentes a expressar-lhe nosso apoio ao governo democrático de Fernando Lugo, cujo mandato foi outorgado pelo voto do povo que o elegeu", declarou a negociadora-chefe da delegação venezuelana na Rio+20, Claudia Salerno.

A diplomata cumprimentou a solidariedade já manifestada pela União de Nações Sul-americanas (Unasul), que enviou a Assunção uma delegação de chanceleres liderada pelo Brasil, assim como a de outros países da América Latina.

Começou nesta sexta-feira no Senado paraguaio o julgamento político para o impeachment de Lugo, acusado de mau desempenho de suas funções pelo confronto entre policiais e camponeses em uma fazenda no último dia 15, que deixou 17 mortos.

Em sua defesa, o assessor jurídico da Presidência paraguaia, Emilio Camacho, pediu a anulação do processo contra o líder.

Segundo o regulamento aprovado na quinta-feira pelo Senado, a sentença será emitida ainda nesta sexta-feira e terá caráter inapelável. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaParaguaiRio+20

Mais de Mundo

Embaixada dos EUA no Brasil reproduz ameaças de secretário de Trump após julgamento de Bolsonaro

Trump critica condenação de Bolsonaro pelo STF: 'Muito parecido com o que tentaram fazer comigo'

Conselho de Segurança da ONU condena ataques israelenses em Doha em raro pronunciamento

Maduro lança operação militar de 'resistência' ante presença dos EUA no Caribe