Mundo

Venezuela denuncia de "golpe de Estado" no Paraguai

"Convido todos os países presentes a expressar-lhe nosso apoio ao governo democrático de Fernando Lugo, cujo mandato foi outorgado pelo voto do povo que o elegeu"

Presidente do Paraguai, Fernando Lugo: Segundo o regulamento, a sentença será emitida ainda nesta sexta-feira e terá caráter inapelável (Jorge Adorno/Reuters)

Presidente do Paraguai, Fernando Lugo: Segundo o regulamento, a sentença será emitida ainda nesta sexta-feira e terá caráter inapelável (Jorge Adorno/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 16h59.

Rio de Janeiro - A Venezuela denunciou nesta sexta-feira no plenário da Rio+20 que "se trama um golpe de Estado" no Paraguai e pediu aos 193 países representados na conferência que manifestem solidariedade ao presidente Fernando Lugo.

"Não podemos nos calar. Convido todos os países presentes a expressar-lhe nosso apoio ao governo democrático de Fernando Lugo, cujo mandato foi outorgado pelo voto do povo que o elegeu", declarou a negociadora-chefe da delegação venezuelana na Rio+20, Claudia Salerno.

A diplomata cumprimentou a solidariedade já manifestada pela União de Nações Sul-americanas (Unasul), que enviou a Assunção uma delegação de chanceleres liderada pelo Brasil, assim como a de outros países da América Latina.

Começou nesta sexta-feira no Senado paraguaio o julgamento político para o impeachment de Lugo, acusado de mau desempenho de suas funções pelo confronto entre policiais e camponeses em uma fazenda no último dia 15, que deixou 17 mortos.

Em sua defesa, o assessor jurídico da Presidência paraguaia, Emilio Camacho, pediu a anulação do processo contra o líder.

Segundo o regulamento aprovado na quinta-feira pelo Senado, a sentença será emitida ainda nesta sexta-feira e terá caráter inapelável. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaParaguaiRio+20Venezuela

Mais de Mundo

Banco Popular da China realiza nova injeção de liquidez de RMB 1,4 trilhão em julho

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio