Mundo

Parlamento autoriza Maduro a governar por decreto

Chamado de lei anti-imperialista, decreto permite ao presidente do país aprovar leis sem autorização do parlamento até o final de 2015


	Nicolás Maduro: Decreto permite ao presidente do país latino a aprovar leis sem autorização do parlamento até o final de 2015
 (Federico Parra/AFP)

Nicolás Maduro: Decreto permite ao presidente do país latino a aprovar leis sem autorização do parlamento até o final de 2015 (Federico Parra/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2015 às 18h32.

Caracas, 15 - O legislativo venezuelano concedeu neste domingo ao presidente Nicolás Maduro poder de governar por decreto, para combater o que ele classifica como agressão dos Estados Unidos em meio à escalada das tensões com a administração de Barack Obama.

O poder de decreto, chamado de lei anti-imperialista, dá a Maduro a capacidade de aprovar leis sem autorização do parlamento até o final deste ano. Antes do final do prazo, o país realiza importantes eleições parlamentares.

Analistas acreditam que o Partido Socialista, do governo, sofrerá um revés nessas eleições. A Venezuela enfrenta uma séria crise econômica e isso vem afetando a popularidade de Maduro, levando o índice de aprovação ao seu governo para cerca de 20%, segundo pesquisas.

Menos de um mês atrás, o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, foi preso sob acusação de conspirar contra o governo.

Muitos críticos de Maduro acreditam que o presidente usará os novos poderes para aumentar ainda mais a repressão contra opositores.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)Nicolás MaduroPaíses ricosPolíticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado