Mundo

Vendas no varejo da zona do euro superam previsões em abril

Crescimento foi de 0,9%, acima dos 0,4% esperados por economistas

Alguns economistas observaram que o aperto fiscal na zona do euro e a alta dos preços das commodities devem manter o gasto do consumidor em xeque (Lennart Preiss/AFP)

Alguns economistas observaram que o aperto fiscal na zona do euro e a alta dos preços das commodities devem manter o gasto do consumidor em xeque (Lennart Preiss/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2011 às 07h54.

Bruxelas - O volume de vendas no varejo da zona do euro foi maior que o previsto em abril, recuperando-se da queda de março apesar da alta da inflação e da elevação do juro básico pelo Banco Central Europeu (BCE).

A agência de estatísticas Eurostat informou nesta terça-feira que as vendas no varejo dos 17 países que usam o euro cresceram 0,9 por cento sobre o mês anterior em abril, para um aumento anual de 1,1 por cento.

Economistas ouvidos pela Reuters previam um acréscimo mensal de 0,4 por cento e uma leitura anual estável.

Porém, alguns economistas observaram que o aperto fiscal na zona do euro e a alta dos preços das commodities devem manter o gasto do consumidor em xeque.

"Esses dois obstáculos continuarão agindo como uma restrição ao gasto do consumidor no restante do ano. Dito isso, com o gasto do consumidor em muitos países do 'núcleo' mostrando sinais de recuperação, o BCE continua encaminhado para apertar cautelosamente a política monetária", disse Martin van Vliet, economista do ING bank.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumoEuropaUnião EuropeiaVarejoVendas

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país