Mundo

Vendas de veículos nos EUA aumentam em fevereiro

A General Motors disse que as vendas de automóveis subiram 46% em fevereiro, para 207.028 veículos

Aumento da participação de importados fará venda de carros ser maior que a produção nacional, fato que não ocorre desde 1995 (Getty Images)

Aumento da participação de importados fará venda de carros ser maior que a produção nacional, fato que não ocorre desde 1995 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 17h00.

São Paulo - As montadoras reportaram um crescimento de suas vendas nos Estados Unidos em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado, aumentando as esperanças de que o setor irá reportar uns dos seus meses mais fortes em quase 18 meses.

A General Motors disse que as vendas de automóveis subiram 46% em fevereiro, para 207.028 veículos, dos 141.951 veículos comercializados no mesmo período do ano passado, em razão do aumento de 70% das vendas de carros e caminhões leves para consumidores. A alta das vendas no varejo foi impulsionada por incentivos de vendas e descontos, e reforçada pelo fato de que as vendas totais da montadora em 2010 foram um dos resultados mais fracos em sua história.

A Ford Motor, Chrysler Group e Nissan Motor também reportaram um aumento das vendas em fevereiro. A Ford vendeu 156.232 carros e caminhões leves em fevereiro, uma alta de 14% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando suas vendas totais foram ajustadas pela venda da Volvo. A Chrysler comercializou 95.102 veículos no mês passado, uma alta de 13% em relação a igual período de 2010. A Nissan vendeu 92.370 veículos em fevereiro, ante 70.189 unidades comercializadas um ano antes.

A GM e a Chrysler preveem que as vendas anualizadas e ajustadas sazonalmente serão de 13 milhões de carros e caminhões leves ou acima disso em fevereiro. Se o número se confirmar, o ritmo de vendas em fevereiro será o primeiro a superar a marcar de 13 milhões de unidades desde que o programa do governo norte-americano que dava descontos para quem entregasse um carro velho na troca por um novo provocou um aumento das vendas em agosto de 2009.

A GM e a Nissan conseguiram aumentar suas vendas com a ajuda de incentivos de vendas mais altos, de acordo com concessionárias. A GM concedeu descontos de até US$ 5 mil em alguns modelos de caminhonetes picapes Silverado, enquanto a Nissan ofereceu bônus para os vendedores que atingiram suas metas de vendas durante um período que incluiu o mês de fevereiro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Países ricosVeículos

Mais de Mundo

Governo dos EUA desmente planos de criar ‘reality show’ com imigrantes

Por que apenas sete mulheres podem vestir branco diante do Papa

"Vou fazer muito menos no futuro", diz Elon Musk sobre gastos na política

Após Trump, União Europeia se prepara para retirar sanções financeiras contra a Síria