Mundo

Vendas de veículos nos EUA aumentam em fevereiro

A General Motors disse que as vendas de automóveis subiram 46% em fevereiro, para 207.028 veículos

Aumento da participação de importados fará venda de carros ser maior que a produção nacional, fato que não ocorre desde 1995 (Getty Images)

Aumento da participação de importados fará venda de carros ser maior que a produção nacional, fato que não ocorre desde 1995 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 17h00.

São Paulo - As montadoras reportaram um crescimento de suas vendas nos Estados Unidos em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano passado, aumentando as esperanças de que o setor irá reportar uns dos seus meses mais fortes em quase 18 meses.

A General Motors disse que as vendas de automóveis subiram 46% em fevereiro, para 207.028 veículos, dos 141.951 veículos comercializados no mesmo período do ano passado, em razão do aumento de 70% das vendas de carros e caminhões leves para consumidores. A alta das vendas no varejo foi impulsionada por incentivos de vendas e descontos, e reforçada pelo fato de que as vendas totais da montadora em 2010 foram um dos resultados mais fracos em sua história.

A Ford Motor, Chrysler Group e Nissan Motor também reportaram um aumento das vendas em fevereiro. A Ford vendeu 156.232 carros e caminhões leves em fevereiro, uma alta de 14% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando suas vendas totais foram ajustadas pela venda da Volvo. A Chrysler comercializou 95.102 veículos no mês passado, uma alta de 13% em relação a igual período de 2010. A Nissan vendeu 92.370 veículos em fevereiro, ante 70.189 unidades comercializadas um ano antes.

A GM e a Chrysler preveem que as vendas anualizadas e ajustadas sazonalmente serão de 13 milhões de carros e caminhões leves ou acima disso em fevereiro. Se o número se confirmar, o ritmo de vendas em fevereiro será o primeiro a superar a marcar de 13 milhões de unidades desde que o programa do governo norte-americano que dava descontos para quem entregasse um carro velho na troca por um novo provocou um aumento das vendas em agosto de 2009.

A GM e a Nissan conseguiram aumentar suas vendas com a ajuda de incentivos de vendas mais altos, de acordo com concessionárias. A GM concedeu descontos de até US$ 5 mil em alguns modelos de caminhonetes picapes Silverado, enquanto a Nissan ofereceu bônus para os vendedores que atingiram suas metas de vendas durante um período que incluiu o mês de fevereiro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Países ricosVeículos

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA