Mundo

Venda de etanol em maio no País supera a de gasolina

Ribeirão Preto, São Paulo - As vendas de etanol em maio superaram as de gasolina pela primeira vez em 2010, de acordo com avaliação divulgada pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) a partir de dados da entidade e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo a Unica, a ANP apontou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Ribeirão Preto, São Paulo - As vendas de etanol em maio superaram as de gasolina pela primeira vez em 2010, de acordo com avaliação divulgada pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) a partir de dados da entidade e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo a Unica, a ANP apontou um volume de gasolina A consumido em maio, considerando a mistura de 25% de etanol anidro à gasolina, de 1,74 bilhão de litros, enquanto o volume total de etanol demandado alcançou 1,87 bilhão de litros, 7,72% superior ao volume consumido do combustível fóssil.

Para o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, "o que mais impressiona nesse cenário é que o consumo total de etanol em maio de 2010 foi superior ao volume consumido em 2009 em 3,7%, com um cenário de preços bastante distinto", disse. "Em maio do ano passado o etanol era economicamente competitivo em relação à gasolina em 19 Estados brasileiros, enquanto em 2010 o etanol era competitivo (nesta época) em apenas nove Estados", acrescentou. Para Rodrigues, o aumento da frota de veículos "flex fuel" puxou o consumo do etanol mesmo com o combustível economicamente menos vantajoso que a gasolina.

A Unica informou ainda que as vendas de etanol combustível a partir das unidades produtoras do Centro-Sul do País atingiram 1,1 bilhão de litros na primeira quinzena de junho, redução de apenas 1,14% em relação à última quinzena de maio, que, no entanto, tinha um maior número de dias disponíveis para o consumo do produto.

Das vendas totais das unidades do Centro-Sul na primeira quinzena de junho, 977,05 milhões de litros foram destinados ao mercado interno e 127,71 milhões de litros ao mercado externo. Apesar de as exportações permanecerem em patamares muito baixos, o resultado da primeira quinzena de junho representa alta de 23,91% sobre a última quinzena de maio.

No mercado interno, as vendas de etanol hidratado pelas usinas do Centro-Sul na primeira quinzena do mês passado totalizaram 701,82 milhões de litros. Se comparadas as vendas médias diárias do produto, houve alta de 3,22% entre a última quinzena de maio e a primeira de junho: de 45,32 milhões de litros de etanol hidratado por dia, para 46,78 milhões de litros/dia.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaBiocombustíveisCarrosCombustíveisCommoditiesConsumoEnergiaEtanolVeículos

Mais de Mundo

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista

Novo incêndio florestal provoca ordens de evacuação na região de Los Angeles