Mundo

Venda de armas no Colorado aumenta após massacre em cinema

As consultas aos estabelecimentos mostraram um aumento de 41% das vendas depois do massacre de sexta-feira, na pré-estreia do novo filme do Batman

Estante com armas: também houve um aumento no número de pessoas que procuram formação para obter o porte de armas (©AFP/Getty Images/File / Ethan Miller)

Estante com armas: também houve um aumento no número de pessoas que procuram formação para obter o porte de armas (©AFP/Getty Images/File / Ethan Miller)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2012 às 15h03.

Aurora - As vendas de armas de fogo no estado do Colorado (oeste) aumentaram sensivelmente após o tiroteio no cinema da cidade de Aurora, que deixou 12 mortos e 58 feridos, informou nesta terça-feira o jornal Denver Post.

As consultas aos estabelecimentos mostraram um aumento de 41% das vendas depois do massacre de sexta-feira, na pré-estreia do novo filme do Batman.

Houve também um aumento no número de pessoas que procuram formação para obter uma licença para porte de armas, ressalta o relatório. Portar armas em local público é legal em 49 dos 50 estados, se a pessoa tiver permissão correspondente ao tipo de arma. Illinois é o único estado em que isto é proibido.

"É totalmente insano", comentou ao jornal Jake Meyers, um empregado de uma loja de armas em Parker, que afirmou que de 15 a 20 pessoas esperavam em frente à loja quando ele chegou para trabalhar algumas horas após o assassinato.

"Muitas pessoas diziam: 'não achava que precisaria de uma arma, mas agora sim'", acrescentou.

Sem antecedentes criminais, James Holmes, o autor do massacre de sexta-feira, conseguiu comprar legalmente quatro armas de fogo, incluindo um rifle semi-automático. Através da internet comprou mais de 6.000 balas.

Aqueles que defendem uma regulamentação mais severa, consideram que as leis flexíveis de muitos estados tornam os Estados Unidos um país exposto à matanças.

Acompanhe tudo sobre:ArmasArteBatmanCinemaEntretenimentoMassacres

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia