Mundo

Mike Lynch, "magnata da tecnologia" britânico, está entre os desaparecidos em naufrágio na Itália

Vinte e duas pessoas estavam a bordo no momento da tempestade; uma pessoa morreu e sete seguem desaparecidas

Mike Lynch, bilionário britânico  ( Matt LLoyd/Rex Features)

Mike Lynch, bilionário britânico ( Matt LLoyd/Rex Features)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 19 de agosto de 2024 às 11h11.

Última atualização em 19 de agosto de 2024 às 12h10.

Um tornado atingiu um veleiro de luxo que navegava na costa da Sicília, na Itália, na manhã desta segunda-feira, 19, fazendo com que a embarcação naufragasse. Uma pessoa morreu e outras sete estão desaparecidas, segundo a Guarda Costeira italiana. A ocorrência de tornados no Mediterrâneo é tida como rara por especialistas.

O bilionário Mike Lynch, empresário do ramo da tecnologia, é um dos desaparecidos. No total, vinte e duas pessoas estavam a bordo no momento da tempestade. Os turistas eram do Reino Unido, EUA e Canadá.

A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, a capital da Sicilia, quando foi atingida por pela tormenta, segundo a Guarda Costeira.

Por causa do horário, a maior dos passageiros estava dormindo quando o tornado atingiu a embarcação. Alguns deles conseguiram pular para fora do veleiro. Quinze foram resgatados, incluindo uma criança de um ano.

Por conta do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo, segundo a imprensa italiana com base em relatos de sobreviventes.

Fenômeno raro

Tornados no mar Mediterrâneo são raros. Nos últimos dias, porém, tempestades e chuvas pesadas atingiram várias regiões da Itália, causando inundações e deslizamentos de terra.

Segundo as equipes de resgate, o barco, batizado de Bayesian, foi encontrado a uma profundidade de 49 metros. Promotores na cidade de Termini Imerese, vizinha a Palermo, abriram uma investigação para apurar as causas do naufrágio. A embarcação foi construída em 2008 pela fabricante Perini.

O veleiro de luxo havia deixado o porto siciliano de Milazzo em 14 de agosto e foi rastreado pela última vez a leste de Palermo na noite de domingo (19), com um status de navegação de "ancorado".
Acompanhe tudo sobre:NaufrágiosItália

Mais de Mundo

Milei tira monopólio em aeroportos e alerta Aerolineas: “ou privatiza ou fecha”

Sinos da Notre Dame tocam pela primeira vez desde o incêndio de 2019

França busca aliados europeus para ativar veto ao acordo UE-Mercosul

Putin não vê chances de relações normais com Ucrânia se ela não desistir de aderir à Otan