Mundo

Veja o que acontece quando um casal gay caminha em Moscou

Uma dupla de jovens andou de mãos dadas pela capital russa para ver qual seria a reação das pessoas. Foram alvo de agressões verbais e físicas


	Policiais prendem ativistas pró-direitos dos homossexuais durante um protesto na Praça Vermelha, em Moscou
 (Yevgeny Feldman/Reuters)

Policiais prendem ativistas pró-direitos dos homossexuais durante um protesto na Praça Vermelha, em Moscou (Yevgeny Feldman/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 15 de julho de 2015 às 09h54.

São Paulo – Dias depois de a Rússia lançar uma bandeira para homenagear os heterossexuais, veio à tona no YouTube um vídeo que mostra o quão perigoso pode ser viver neste país como homossexual. Com o propósito de ser um experimento social, uma dupla de jovens resolveu investigar como é a reação das pessoas ao verem um casal gay andando pelas ruas de Moscou.

Para tanto, Artem Frantusuzov e Jay Babenko contaram com a ajuda de cinco amigos. Um deles, explicaram ao jornal The Washington Post, caminhou na frente do casal (ambos são heterossexuais) com uma câmera escondida em uma bolsa.

O vídeo tem pouco menos de quatro minutos de duração e mostra uma realidade assustadora: além de agressões verbais, a dupla foi alvo de duas tentativas de agressões físicas. 

De acordo com a equipe, depois da segunda ameaça, resolveram parar as filmagens por medo de que algo mais grave pudesse vir a acontecer. Ao todo, o grupo caminhou por três horas na capital russa.

A motivação para o experimento, explicaram, foi a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que reconheceu o direito ao casamento para casais do mesmo sexo em qualquer estado do país. Pensamos como é estranho que nos EUA, se dois homens resolverem caminhar de mãos dadas, tudo bem. Só queríamos ver como seria esta situação aqui.

Publicado no último dia 12, o vídeo dos jovens já foi visto mais de 4 milhões de vezes e conta com quase 40 mil curtidas na rede social de compartilhamento do Google. O vídeo está em russo, mas é possível vê-lo com legendas em inglês.

Rússia x Gays

Vladimir Putin, presidente russo, insiste que a homossexualidade não é proibida no país e nega que os gays sejam discriminados, embora esteja em vigor desde 2013 uma lei que proíbe a chamada propaganda gay.

Uma pesquisa recente do Pew Research Center revelou um dado interessante sobre os russos: perguntados sobre o que consideram mais moralmente inaceitável, 72% da população respondeu a homossexualidade na frente de outras questões como relações extraconjugais, jogatina e álcool. 

Veja abaixo o vídeo.

https://youtube.com/watch?v=wgm3lb9JUU0

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMetrópoles globaisRússiaPreconceitosGaysLGBTMoscou

Mais de Mundo

Trem mais rápido do mundo deve iniciar operações na China em 2026

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos