Mundo

Veja o fenômeno raro que aconteceu no deserto da Austrália

Volume recorde de chuvas no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta causou evento que ocorre uma vez a cada 50 anos, segundo autoridades australianas

Formação rochosa conhecida como Uluru, na Austrália (Corey Leopold - Uluru/Ayers Rock/Wikimedia Commons)

Formação rochosa conhecida como Uluru, na Austrália (Corey Leopold - Uluru/Ayers Rock/Wikimedia Commons)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 27 de dezembro de 2016 às 11h07.

Última atualização em 27 de dezembro de 2016 às 12h55.

São Paulo – O final de semana de Natal foi de surpresa na região central da Austrália, que é conhecida pelo seu clima desértico.

No Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, que fica no Território Norte e é Patrimônio Mundial pela Unesco, um volume recorde de chuva transformou a formação rochosa Uluru, um dos maiores símbolos da cultura aborígene no país, em um conjunto de cachoeiras.

A região chegou a registrar no Natal um volume de 232 milímetros de chuva em 24 horas, sendo que a média anual local é de 274,6 milímetros. O mês de dezembro está sendo considerado o mais chuvoso e bateu a marca recorde de 373,4 milímetros de chuva.

Segundo do órgão oficial de meteorologia do Território Norte (BOM NT), um evento como esse ocorre uma vez a cada 50 anos. Nas redes sociais, usuários que tiveram a sorte de observar o fenômeno de perto postaram imagens e vídeos. Veja abaixo:

Em razão da insegurança causada pelas chuvas, informou a rede de notícias ABC Austrália, o parque foi fechado e enchentes foram registradas em alguns vilarejos próximos. A população local foi evacuada e não há registros de mortos e feridos.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaChuvasMeio ambiente

Mais de Mundo

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'

Rússia considera 'inaceitável' plano europeu para força de paz na Ucrânia

Trump publica carta endereçada a Bolsonaro e volta a criticar processo no STF

Casa Branca responde Lula e diz que Trump não quer ser o 'imperador do mundo'