Mundo

Veículo com carga radioativa é roubado no México

As autoridades mexicanas informaram a Agência Internacional de Energia Atômica do recente roubo de um caminhão que transportava uma perigosa fonte radioativa

Sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA): o caminhão, que estava transportando uma fonte de cobalto-60 para teleterapia, foi roubado (Heinz-Peter Bader/Reuters)

Sede da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA): o caminhão, que estava transportando uma fonte de cobalto-60 para teleterapia, foi roubado (Heinz-Peter Bader/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2013 às 08h15.

Viena - As autoridades mexicanas informaram à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) do recente roubo de um caminhão que transportava uma perigosa fonte radioativa usada para tratamento médico, confirmou nesta quarta-feira a agência nuclear das Nações Unidas em Viena.

A Comissão Nacional de Segurança Nuclear (CNSNS) afirmou que o caminhão, que estava transportando uma fonte de cobalto-60 para teleterapia de um hospital de Tijuana para um centro de resíduos radioativos, foi roubado em Tepojaco, próximo da Cidade do México, na manhã de segunda-feira.

A AIEA alertou em comunicado na capital que a fonte radioativa roubada pode ser "extremamente perigosa".

Além disso, o organismo internacional acrescenta que as autoridades mexicanas estão realizando uma busca pelo caminhão e emitiram um comunicado de imprensa para alertar os cidadãos.

A AIEA informou que ofereceu seu apoio ao México para prestar assistência no caso. A CNSNS explicou que em um posto de gasolina em Tepojaco, município de Tizayuca (Hidalgo), foi roubado um veículo que transportava equipamento médica em desuso para o tratamento de teleterapia do Instituto Mexicano de Seguridade Social (IMSS).

Segundo o comunicado da CNSNS, trata-se de material radioativo de baixa intensidade que era transportado ao Centro de Armazenamento de Resíduos Radioativos.

O CNSNS disse que "imediatamente se ativou um protocolo de alerta para as autoridades federais, estaduais e municipais; as quais iniciaram a busca do equipamento roubado".

A CNSNS garantiu que a fonte radioativa no interior do equipamento médico "está devidamente blindada e não representa risco algum, sempre e quando não fraturem ou alterem seu invólucro".

Acompanhe tudo sobre:AIEACrimeONU

Mais de Mundo

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua

Milei enfrenta terceira greve geral na Argentina, à espera de acordo com FMI