Mundo

Vazamento no Golfo do México pode ser um dos piores da história dos EUA

Washington - O vazamento de óleo no Golfo do México após a explosão de uma plataforma na semana passada poderia ser "um dos piores da história dos Estados Unidos", advertiu hoje a chefe da Guarda Costeira americana, Mary Landry. "Vou ser franca. Os esforços da British Petroleum - a companhia que operava a plataforma - […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Washington - O vazamento de óleo no Golfo do México após a explosão de uma plataforma na semana passada poderia ser "um dos piores da história dos Estados Unidos", advertiu hoje a chefe da Guarda Costeira americana, Mary Landry.

"Vou ser franca. Os esforços da British Petroleum - a companhia que operava a plataforma - para fechar a válvula de escape não tiveram êxito por enquanto", declarou Mary, em entrevista coletiva em Nova Orleans.

Mary se negou a fazer comparações com o acidente envolvendo o petroleiro Exxon Valdez na costa do Alasca em 1989, que causou o vazamento de 40 milhões de litros de petróleo.

No entanto, ressaltou que "se não fecharmos o poço, gerará uma das piores marés negras da história dos EUA".

Os diretores da British Petroleum estão fazendo tentativas para que veículos robóticos submarinos consigam tapar o poço.

Se não conseguirem, uma das alternativas considerada pelas autoridades, segundo Mary, é queimar o petróleo, o que limitaria o alcance da mancha de óleo, mas poluiria mais a atmosfera.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)PoluiçãoEnergia

Mais de Mundo

Exército dos EUA ataca lanchas no Pacífico

Mais de um milhão de pessoas se 'autodeportaram' dos EUA em 2025

Cristina Kirchner vive ‘morte lenta’ na política, diz analista argentino

Furacão Melissa: tempestade atinge Jamaica com ventos de 280 km/h