Mundo

Vazamento em plataforma da Shell é o maior em 10 anos

Se a estimativa da companhia estiver correta, este é o pior vazamento de petróleo no país desde 2000

Em 2010, a explosão de dois oleodutos no nordeste da China provocou o vazamento de 1.500 toneladas de petróleo no mar (Liu Jin/AFP)

Em 2010, a explosão de dois oleodutos no nordeste da China provocou o vazamento de 1.500 toneladas de petróleo no mar (Liu Jin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 17h58.

Londres - A petroleira anglo-holandesa Royal Dutch Shell informou hoje que cerca de 216 toneladas de petróleo vazaram no Mar do Norte, no Reino Unido, desde quarta-feira passada. Se a estimativa da companhia estiver correta, este é o pior vazamento de petróleo no país desde 2000, quando vazaram 524 toneladas, segundo dados do governo.

A Shell está trabalhando para conter o vazamento em um oleoduto submarino na plataforma Gannet Alpha. A petroleira disse que o vazamento está "sob controle" e que o poço que alimenta o oleoduto está fechado desde quarta-feira. "Não é fácil quantificar o volume total que vazou, mas nós estimamos que até agora tenham vazado cerca de 216 toneladas (1,3 mil barris)", disse Glen Cayley, diretor técnico das atividades de exploração e produção da Shell na Europa.

O Departamento de Energia e Mudança Climática do Reino Unido disse que apesar do vazamento ser pequeno quando comparado ao acidente da BP no Golfo do México no ano passado, ele é "substancial" no contexto da plataforma continental britânica.

A Shell disse que atualmente o nível de vazamento é de cinco barris por dia. A companhia acredita que o petróleo não chegará à costa britânica. Segundo Cayley, ondas e ventos fortes durante o fim de semana provocaram uma redução "substancial" da mancha de óleo visível.

A plataforma afetada registrou dez vazamentos entre 2009 e 2010, segundo incidentes declarados voluntariamente. Apenas um dos casos foi classificado como "substancial", sendo que todos os outros foram descritos como "pequenos". A Gannet Alpha está localizada 180 quilômetros a leste de Aberdeen, na Escócia. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEnergiaIndústriaIndústria do petróleoIndústrias em geralPetróleoShell

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia