Mundo

Vazamento em duto da Pemex causa 3 mortes no México

Um vazamento de amoníaco em encanamento da Pemex deixou três mortos, dez feridos e 40 intoxicados no estado de Oaxaca, no sul mexicano

Posto da Pemex: empresa disse que vazamento foi causado pelo rompimento da tubulação após passagem de máquinas pesadas na região (Wikimedia Commons)

Posto da Pemex: empresa disse que vazamento foi causado pelo rompimento da tubulação após passagem de máquinas pesadas na região (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2013 às 08h23.

México - Um vazamento de amoníaco em um encanamento da empresa Petróleos Mexicanos (Pemex) deixou três mortos, dez feridos e 40 intoxicados no estado de Oaxaca, no sul do país, informou nesta terça-feira a companhia petrolífera estatal em sua página do Twitter.

"A Defesa Civil de Oaxaca confirma a morte de três pessoas, assim como 10 feridos e 40 intoxicados", assinalou a Pemex, que ressaltou que o vazamento foi causado pelo rompimento da tubulação após a passagem de máquinas pesadas na região.

A fuga ocorreu em um duto da refinaria Antonio Dovalí Jaime de Salina Cruz, situada na região do Istmo de Tehuantepec e próxima ao povoado de Campo Nuevo. De acordo com a companhia, o incidente "ocorreu durante os trabalhos de ampliação de uma estrada".

A companhia petrolífera precisou que o acidente foi provocado por uma retroescavadeira de uma companhia privada, que causou danos no duto que conecta a refinaria de Salina Cruz em Oaxaca com a petroquímica de Cosoleacaque, no estado de Veracruz, no Golfo do México.

Após o registro do vazamento, equipes da Pemex se dirigiram o local para iniciar uma operação de reparo, a qual contou com o apoio da Defesa Civil e das autoridades federais, estaduais e municipais.

A companhia petrolífera detalhou que, logo após o incidente, as válvulas foram fechadas imediatamente e a provisão de gás foi interrompida.

O diretor de Defesa Civil de Oaxaca, Manuel Maza, confirmou a morte das três pessoas e mais dez feridos, além de ter ressaltado que mais mil pessoas foram evacuadas.

Maza explicou que as autoridades optaram por aplicar um plano de emergência de auxílio à população com auxílio do Exército, da Marinha e das corporações policiais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPetróleoIndústria do petróleoAmérica LatinaEnergiaEmpresas mexicanasMéxicoPemex

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher