Mundo

Vaticano prepara Capela Sistina para escolha do novo Papa; veja vídeo

Com 133 cardeais eleitores, Vaticano inicia em 7 de maio a votação secreta para escolha do novo pontífice

Foto distribuída em 3 de maio de 2025 pelo Vaticano Media mostra a preparação da Capela Sistina e a instalação da chaminé antes do início do conclave (Vatican Media/AFP)

Foto distribuída em 3 de maio de 2025 pelo Vaticano Media mostra a preparação da Capela Sistina e a instalação da chaminé antes do início do conclave (Vatican Media/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de maio de 2025 às 09h53.

Última atualização em 3 de maio de 2025 às 18h21.

O Vaticano finaliza os preparativos para o conclave que começa na terça-feira 7, com 133 cardeais eleitores reunidos na Capela Sistina para eleger o próximo papa.

As imagens dos ajustes finais, incluindo a instalação da chaminé no teto da capela, foram divulgadas neste sábado, 3, pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé.

Veja no vídeo:

yt thumbnail

Na sexta-feira, integrantes do Corpo de Bombeiros do Vaticano subiram ao telhado da capela para montar a estrutura de onde sairá a fumaça que anunciará ao mundo o resultado das votações.

A fumaça preta indica que não houve acordo entre os cardeais; a branca, que o novo papa foi escolhido. Para que isso ocorra, ao menos dois terços dos votantes — ou 89 dos 133 cardeais — precisam chegar a um consenso.

Qual a programação do Conclave?

A programação do conclave começa às 10h de terça-feira com uma missa votiva na Basílica de São Pedro. Nomeada Pro Eligendo Romano Pontifice, a celebração é dedicada à orientação espiritual dos cardeais antes da eleição. Às 16h30, os eleitores se reúnem na Capela Paulina, onde entoam a Ladainha de Todos os Santos antes de se dirigirem em procissão à Capela Sistina.


PARA TER CONTEXTO...


Na entrada da capela, os cardeais juram sigilo absoluto sobre todos os detalhes do processo. Eles também se comprometem a rejeitar qualquer interferência externa na escolha do pontífice.

O juramento inclui a promessa de aceitar, com fidelidade, a missão de liderar a Igreja Católica, caso sejam eleitos.

Após o juramento, o mestre das cerimônias litúrgicas proclama extra omnes, expressão em latim que ordena a saída de todos os que não participam do conclave. Em seguida, o cardeal Raniero Cantalamessa, pregador emérito da Casa Pontifícia, oferece uma meditação final antes do início da votação.

Conclave: quando acontece a primeira votação?

O primeiro escrutínio será realizado ainda na noite de terça. A partir de então, os cardeais votarão quatro vezes por dia — duas pela manhã e duas à tarde.

Os votos são queimados ao final de cada rodada e, por meio da chaminé instalada na Capela Sistina, será possível saber se o papa foi escolhido.

A expectativa é que o processo dure dias, mas a fumaça branca pode surgir a qualquer momento, encerrando um dos rituais mais antigos e reservados da Igreja Católica.
Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

Emirados Árabes batem recorde de temperatura em maio com 51,6ºC

O que se sabe sobre fuga de prisão em Nova Orleans? Cinco seguem foragidos

Rússia lança ataque aéreo contra Ucrânia e mata ao menos 13 pessoas após troca de prisioneiros

Número de mortos em queda de avião na Califórnia sobe para seis