Mundo

Vaticano pede que escolas cultivem diálogo entre culturas

As escolas devem "fornecer instrumentos para conhecer e apreciar as outras culturas", acrescenta documento


	Católico segura terço: em 2011, foram registrados 57,6 milhões de estudantes em 209.670 escolas católicas, segundo a mais recente estimativa publicada pelo Vaticano
 (AFP)

Católico segura terço: em 2011, foram registrados 57,6 milhões de estudantes em 209.670 escolas católicas, segundo a mais recente estimativa publicada pelo Vaticano (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 14h25.

Vaticano - A Igreja católica pediu para as suas 209.000 escolas espalhadas pelo mundo que priorizem o diálogo entre as culturas e religiões, respeitando a sua identidade cristã, segundo um documento publicado pelo Vaticano.

O documento da Congregação para a Educação Católica, intitulado "Educar para o diálogo intercultural", destaca que com o multiculturalismo crescente e as migrações em massa, as escolas católicas recebem cada vez mais alunos que seguem outras religiões ou que são ateus.

Por esta razão, o diálogo interreligioso "não deve ser compreendido como um compromisso barato, mas como um diálogo construtivo", declaram seus autores, lembrando que o "diálogo" é uma "palavra-chave" da mensagem do Papa Francisco.

As escolas devem "fornecer instrumentos para conhecer e apreciar as outras culturas", acrescentam.

Ao mesmo tempo, o ministro da Educação do Vaticano, o cardeal Zenon Grocholewski, afirma que a escola católica, "para ter um papel construtivo", "não deve enfraquecer sua própria identidade, mas reforça-la".

E deve sempre "inserir entre as suas disciplinas o ensino da religião católica".

Em 2011, foram registrados 57,6 milhões de estudantes em 209.670 escolas católicas (contra 54,6 milhões em 203.397 escolas três anos antes), segundo a mais recente estimativa publicada pelo Vaticano.

O crescimento do número de alunos em estabelecimentos católicos na África, Ásia e Oceania compensa a diminuição do número na Europa e nas Américas.

Entre 2008 e 2011, 6.273 novas escolas foram fundadas no mundo.

Acompanhe tudo sobre:Igreja CatólicaPaíses ricosPapa FranciscoPapasVaticano

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico