Mundo

Vaticano nega documento sobre comunhão de divorciados

Segundo jornal italiano, o papa teria solicitado a redação de um documento que facilitasse a anulação do primeiro casamento, o que foi desmentido oficialmente


	Papa Francisco: dentro da Igreja, muitos pedem maior flexibilidade no assunto
 (Filippo Monteforte/AFP)

Papa Francisco: dentro da Igreja, muitos pedem maior flexibilidade no assunto (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2013 às 12h31.

Cidade do Vaticano - O Vaticano desmentiu nesta quinta-feira a notícia de que estaria elaborando um documento sobre a comunhão para os divorciados que voltaram a se casar.

O Conselho Pontifício para a Família afirma em um comunicado que esta informação, publicada pela imprensa italiana, é "sem fundamento".

Segundo o jornal italiano La Repubblica, o Papa Francisco teria solicitado ao arcebispo Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, a redação de um documento no sentido de uma solução ao tema "caso por caso" e que facilitasse a anulação do primeiro casamento, a pedido de muitos bispos italianos em Visita Ad limina.

Os bispos franceses, que estavam, por sua parte, em Visita Ad limina há alguns meses, haviam mencionado o problema a Bento XVI. Dentro da Igreja, muitos pedem maior flexibilidade no assunto.

Por ocasião do encontro internacional das famílias, em 2 de junho de 2012 em Milão, Bento XVI afirmou que, apesar dos casais de divorciados que voltaram a casar não poderem comungar, eles fazem "plena parte da Igreja".

Em um encontro com o clero da diocese de Aosta (noroeste da Itália), em 25 de julho de 2005, o agora papa emérito falou sobre a situação "particularmente dolorosa para as pessoas que se casaram pela igreja, mas que não são verdadeiramente fiéis e o fizeram por tradição, e depois de um segundo matrimônio, não válido, se convertem, encontram a fé e se sentem excluídos do sacramento".

Com o Papa Francisco, muitos pensam que poderiam acontecer mudanças sobre o tema.

Acompanhe tudo sobre:CatólicosDivórcioFamíliaIgreja CatólicaPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista

Novo incêndio florestal provoca ordens de evacuação na região de Los Angeles