Mundo

Vaticano inaugura albergue para acolher sem-teto de Roma

Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco organiza atos como esse; sem-tetos já receberam guarda-chuvas e sacos de dormir do pontífice


	Papa Francisco durante missa na Cidade do Vaticano: sem-tetos já receberam guarda-chuvas e sacos de dormir do pontífice
 (REUTERS/Giampiero Sposito)

Papa Francisco durante missa na Cidade do Vaticano: sem-tetos já receberam guarda-chuvas e sacos de dormir do pontífice (REUTERS/Giampiero Sposito)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2015 às 12h03.

Cidade do Vaticano - O Vaticano inaugurou um novo albergue destinado a receber os sem-teto que dormem nas imediações da Praça São Pedro, informou nesta segunda-feira a Esmolaria Apostólica.

O centro, com capacidade para 34 pessoas e administrado pela Congregação das Irmãs de Caridade Madre Teresa de Calcutá, foi instalado na Via dei Penitenzieri, a poucos metros da Praça São Pedro.

A inauguração aconteceu no último dia 7, mas só hoje a Esmolaria Apostólica - encarregada de realizar as obras de caridade do papa - informou à imprensa sobre a abertura.

Os sem-teto que quiserem dormir no albergue deverão ir diretamente ao local, que recebe novos inquilinos das 18h às 19h, e poderão reservar a permanência por, no máximo, 30 dias. Às 6h15 todos devem estar de pé. Às 8h o centro fechará as portas para ser limpo, antes de voltar operar.

As pessoas que utilizem esta residência têm direito a jantar e a tomar café da manhã, assim como usar os chuveiros disponíveis. A nova casa se soma ao abrigo que desde 1988 disponibiliza 50 camas para mulheres pobres no Vaticano.

Esta não é a primeira vez que o papa organiza atos como esse. Há algum tempo, Francisco mandou presentear os sem-teto com 300 guarda-chuvas, que foram esquecidos pelos turistas nos Museus Vaticanos, para que pudessem se proteger das fortes chuvas. Em dezembro, no dia do seu aniversário de 78 anos, ele distribuiu 400 sacos de dormir a pessoas sem lar de Roma.

Mais recentemente, em fevereiro, o Vaticano disponibilizou, a pedido do pontífice, uma nova barbearia e alguns chuveiros na Praça São Pedro. 

Acompanhe tudo sobre:Metrópoles globaisPaíses ricosPapa FranciscoPapasRomaVaticano

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai