Mundo

Vaticano é contrário ao embargo dos Estados Unidos a Cuba

O secretário de Estado vaticano disse que a Santa Sé é contrária ao embargo imposto há 50 anos pelos Estados Unidos a Cuba porque "causa angústia e sofrimento"


	Vaticano: "é bem conhecida a posição da Santa Sé sobre este assunto do embargo, tem uma posição, digamos, contrária", diz o Vaticano
 (ThinkStock)

Vaticano: "é bem conhecida a posição da Santa Sé sobre este assunto do embargo, tem uma posição, digamos, contrária", diz o Vaticano (ThinkStock)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 18h57.

Cidade do Vaticano - O secretário de Estado vaticano, Pietro Parolin, afirmou nesta quinta-feira que a Santa Sé é contrária ao embargo imposto há 50 anos pelos Estados Unidos a Cuba porque "causa angústia e sofrimento", e avaliou que seu fim traria mais abertura.

"É bem conhecida a posição da Santa Sé sobre este assunto do embargo, tem uma posição, digamos, contrária. O embargo, este tipo de sanção, causa angústia e sofrimento para a população que, digamos, padece", afirmou Parolin em uma entrevista ao Centro Televisivo Vaticano.

"A Santa Sé, no nível das Nações Unidas e da Assembleia Geral, sempre apoiou as propostas que pedem a revogação do embargo em Cuba", acrescentou.

De acordo com Parolin, "é de se esperar que uma medida deste tipo possa trazer consigo maior abertura do ponto de vista da liberdade e dos direitos humanos, e de influenciar nestes aspectos fundamentais para a vida da população".

Papa Francisco realizará a partir de 19 de setembro sua 10ª viagem internacional, para Cuba e Estados Unidos.

Ele ficará em Cuba entre 19 e 22 de setembro, quando seguirá para os Estados Unidos, onde fica até 27 de setembro, quando retorna a Roma.

Ontem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu aos empresários americanos que pressionem o Congresso para levantar o embargo a Cuba, ao destacar as "significativas oportunidades econômicas" do processo de normalização das relações bilaterais. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEstados Unidos (EUA)Países ricosVaticano

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada