Mundo

Vaticano divulga brasão do Papa Leão XIV; veja o significado

Imagem que será usada no seu pontificado remete à Ordem de Santo Agostinho

Foto oficial do Papa Leão XIV, brasão e detalhe de sua assinatura ( Vatican News)

Foto oficial do Papa Leão XIV, brasão e detalhe de sua assinatura ( Vatican News)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de maio de 2025 às 13h17.

Última atualização em 10 de maio de 2025 às 14h54.

O Vaticano publicou neste sábado o brasão e o lema do Papa Leão XIV, bem como a foto oficial do Pontífice e a sua assinatura.

Segundo o Vaticano, o brasão "representa um escudo dividido diagonalmente em dois setores: o superior tem um fundo azul e nele está representado um lírio branco; o inferior tem um fundo claro e apresenta uma imagem que remete à Ordem de Santo Agostinho: um livro fechado sobre o qual há um coração transpassado por uma flecha".

A imagem é uma referência à experiência de conversão de Santo Agostinho, "que ele próprio explicava com as palavras "Vulnerasti cor meum verbo tuo", "Feriste meu coração com a tua Palavra"".

"Nos traços essenciais, portanto, Leão XIV confirmou o brasão anterior, escolhido por ocasião de sua consagração episcopal, bem como o lema "In Illo uno unum". Trata-se das palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão, a Exposição sobre o Salmo 127, para explicar que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”", explica a publicação do Vaticano.

“Como se depreende do meu lema episcopal, a unidade e a comunhão fazem parte justamente do carisma da Ordem de Santo Agostinho e também do meu modo de agir e pensar. Acredito que é muito importante promover a comunhão na Igreja, e sabemos bem que comunhão, participação e missão são as três palavras-chave do Sínodo.

Portanto, como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental. Santo Agostinho fala muito sobre a unidade na Igreja e sobre a necessidade de vivê-la”, disse, em 2023, o então cardeal Rovert Prevost.

Neste domingo, 11 de maio, às 12h (7h em Brasília), o novo Bispo de Roma recitará a oração do Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Na segunda-feira, 12 de maio, às 10h (5h em Brasília), o Papa Leão XIV se reunirá na Sala Paulo VI, também conhecida Salão das Audiências Pontifícias, como todos os jornalistas e profissionais de mídia credenciados na Sala de Imprensa da Santa Sé, que cobriram os eventos das últimas semanas.

Acompanhe tudo sobre:Papa Leão XIVVaticanoIgreja Católica

Mais de Mundo

Hamas anuncia que vai libertar refém israelense-americano Edan Alexander

Vice-premiê chinês saúda 'avanços importantes' em negociações comerciais com EUA

Trump cogita aceitar Boeing de luxo como presente do Catar, diz imprensa americana

Documentos nazistas são encontrados em arquivos da Suprema Corte argentina