Mundo

Vaticano divulga como será o túmulo do Papa Francisco; veja

Santa Sé declarou que a tumba foi feita em mármore de origem lígure e terá apenas a inscrição ‘Franciscus’, como desejava o Pontífice

Visitantes entram na Basílica de São Pedro para prestar suas homenagens enquanto o corpo de Papa Francisco é velado no Vaticano  (AFP)

Visitantes entram na Basílica de São Pedro para prestar suas homenagens enquanto o corpo de Papa Francisco é velado no Vaticano (AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 24 de abril de 2025 às 12h53.

Última atualização em 24 de abril de 2025 às 13h08.

Tudo sobrePapa Francisco
Saiba mais

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira, 24, uma imagem mostrando como será o túmulo do Papa Francisco na Igreja de Santa Maria Maior, em Roma. Em comunicado, a Santa Sé declarou que a tumba foi feita em mármore de origem lígure. Ela terá apenas a inscrição “Franciscus”, como desejava o Pontífice, e a reprodução de sua cruz peitoral. A tumba está situada perto do altar de São Francisco.

A pedra de mármore vindo da Ligúria, no noroeste da Itália, também foi um pedido de Francisco, que desejava homenagear a “terra de seus avós”. O público poderá começar a visitar o túmulo na basílica romana já na manhã de domingo, segundo anunciou o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni. Francisco será enterrado no sábado, em uma cerimônia que contará com a presença de centenas de líderes de governo e Estado.

Ao menos 61 mil pessoas visitaram a capela-ardente do Papa na Basílica de São Pedro até a manhã desta quinta-feira, segundo o Vaticano. Milhares de pessoas continuam esperando em longas filas para prestar suas homenagens ao primeiro Pontífice latino-americano. A capela-ardente foi aberta na quarta de manhã e fechará na sexta-feira à noite.

Documento divulgado em 24 de abril de 2025 pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé mostra o projeto do túmulo do papa Francisco na basílica de Santa Maria Maior

Documento divulgado em 24 de abril de 2025 pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé mostra o projeto do túmulo do Papa Francisco na basílica de Santa Maria Maior (AFP)

O Papa Francisco, morto na segunda-feira após um AVC que levou a uma insuficiência cardíaca irreversível, deixou por escrito em testamento como desejava ser enterrado: na Basílica de Santa Maria Maggiore, sem ornamentos especiais e com uma única inscrição com seu nome papal em latim. Com isso, o Pontífice se distanciou da decisão de muitos de seus antecessores, enterrados na Basílica de São Pedro.

Apenas outros cinco Papas tiveram seus restos mortais enterrados no local: Clemente VIII, Clemente IX, Paulo V, Sixto V, Pio V, Nicolau IV e Honório III. Francisco sempre demonstrou afeto pelo local, dedicado a Maria, por onde passava para orar sempre após internações, antes de ir e ao retornar de viagens. Sua última passagem por lá foi feita após a sua internação no hospital Gemelli, em 23 de março.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoMortesVaticanoIgreja Católica

Mais de Mundo

Incêndio florestal devasta mais de 28.300 hectares na Califórnia

Três prefeitos opositores do governo de Recep Tayyip Erdogan são detidos na Turquia

Dalai Lama prevê viver "mais 30 ou 40 anos"

Trump menciona sanções à Rússia após maior ataque contra a Ucrânia