Mundo

Vaticano apresenta equipe de atletismo formada por padres e freiras

A "Athletica Vaticana" é a primeira associação esportiva do Vaticano e será formada por cerca de 60 pessoas unidas pelo objetivo de "se divertir e correr"

Athletica Vaticana: nasce primeira associação esportiva do Vaticano (Reprodução/Facebook)

Athletica Vaticana: nasce primeira associação esportiva do Vaticano (Reprodução/Facebook)

E

EFE

Publicado em 10 de janeiro de 2019 às 15h26.

Roma — O Vaticano apresentou nesta quinta-feira a sua primeira associação esportiva, chamada "Athletica Vaticana", uma equipe de atletismo formada por sacerdotes, freiras e empregados da Santa Sé que quer demonstrar que o esporte pode ser um instrumento de solidariedade.

A associação nasce a partir de um acordo com o Comitê Olímpico Italiano (CONI) e será formada por cerca de 60 pessoas unidas pelo objetivo de "se divertir e correr", explicou em entrevista coletiva o espanhol Melchor José Sánchez de Toca y Alameda, subsecretário do Conselho Pontifício para a Cultura e presidente de "Athletica Vaticana".

A iniciativa buscava criar um grupo esportivo vaticano, algo que representa uma novidade porque não existia até agora. Graças ao acordo com o CONI, a associação poderá participar das competições da Itália e do resto da Europa, e disputará a sua primeira corrida no dia 20 de janeiro pelas ruas de Roma.

A associação também conta com dois jovens refugiados como membros honorários e foi assinado um memorando de entendimento com a Federação Italiana de Esportes Paralímpicos e Experimentais, dois gestos que pretendem demonstrar como o esporte pode promover a inclusão.

A apresentação também contou com a participação do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, que ressaltou a relação entre o esporte, a solidariedade e a fé; e o presidente do CONI, Giovanni Malagò.

O papa Francisco defendeu em diversas ocasiões os valores do esporte como antídoto ao individualismo e como ajuda a fomentar uma cultura do encontro. EFE

Acompanhe tudo sobre:EsportesIgreja CatólicaPapa FranciscoVaticano

Mais de Mundo

Trump diz ter iniciado negociações "diretas" com o Irã

Juiz nomeado por Milei por decreto para Suprema Corte da Argentina renuncia ao cargo

Governo Trump encerra contratos de ajuda humanitária no Oriente Médio para 'conveniência dos EUA'

México não descarta aplicar tarifas recíprocas aos EUA