Mundo

Vargas Llosa chama Trump de "palhaço e racista"

"Ele é um perigo para os Estados Unidos", disse Vargas Llosa, que concorreu à Presidência do Peru em 1990 como candidato da centro-direita


	Trump: "É um país muito importante para o resto do mundo para ter na Casa Branca um palhaço, um demagogo e um racista como o senhor Trump"
 (Scott Morgan / Reuters)

Trump: "É um país muito importante para o resto do mundo para ter na Casa Branca um palhaço, um demagogo e um racista como o senhor Trump" (Scott Morgan / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2016 às 13h08.

Madri - O escritor peruano ganhador do Nobel Mario Vargas Llosa disse nesta terça-feira que Donald Trump é um "palhaço" e um "racista" que levará o Partido Republicano à derrota se for escolhido para disputar a eleição presidencial de novembro nos Estados Unidos pela legenda.

"Ele é um perigo para os Estados Unidos", disse Vargas Llosa, que concorreu à Presidência do Peru em 1990 como candidato da centro-direita.

"É um país muito importante para o resto do mundo para ter na Casa Branca um palhaço, um demagogo e um racista como o senhor Trump", afirmou o escritor em entrevista coletiva em Madri para marcar o lançamento de seu novo romance, "Cinco Esquinas".

Trump, líder nas primárias republicanas, disse durante a campanha que pretende construir um muro ao longo da fronteira dos Estados Unidos com o México e deportar 11 milhões de imigrantes ilegais.

Ele também sugeriu, no lançamento de sua candidatura em junho, que os imigrantes mexicanos são estupradores e traficantes de drogas.

Vargas Llosa disse que a campanha "aparentemente imparável" de Trump deve garantir mais um mandado presidencial para o Partido Democrata.

"Hillary Clinton com certeza vai conquistar uma vitória expressiva se o candidato republicano for Donald Trump", disse.

Vargas Llosa, de 79 anos, ganhou o Nobel de Literatura em 2010 e atualmente passa a maior parte do tempo em Madri.

Ele é reconhecido por livros que abordam a estrutura política de poder na América Latina, como "Batismo de Fogo".

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEscritores

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado