Mundo

Vantagem de Obama sobre Romney cai a 5 pontos

A 50 dias da eleição presidencial nos EUA, o democrata tem 48 por cento das intenções de voto entre eleitores propensos a votarem, contra 43 por cento para Romney


	O presidente americano Barack Obama: no levantamento similar da quinta-feira passada, Obama liderava por 48 x 41 por cento
 (Scott Olson/Getty Images/AFP)

O presidente americano Barack Obama: no levantamento similar da quinta-feira passada, Obama liderava por 48 x 41 por cento (Scott Olson/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 18h23.

Washington- A vantagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre seu rival republicano Mitt Romney caiu de 7 para 5 pontos percentuais na pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira.

A 50 dias da eleição presidencial nos EUA, o democrata, candidato à reeleição, tem 48 por cento das intenções de voto entre eleitores propensos a votarem, contra 43 por cento para Romney. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 17 de setembro.

No levantamento similar da quinta-feira passada, Obama liderava por 48 x 41 por cento, aproveitando a repercussão da Convenção Nacional Democrata que homologou sua candidatura.

Julia Clark, especialista em pesquisas do Ipsos, disse que, apesar da redução na vantagem, a pesquisa é uma boa notícia para Obama, mostrando que o impulso pós-convenção não foi tão efêmero quanto poderia ter sido.

A pesquisa também mostrou um menor nervosismo do eleitorado a respeito da situação econômica. Para 37 por cento dos eleitores registrados ouvidos na pesquisa, Obama tem um plano melhor do que Romney para a economia, enquanto 34 por cento pensam o contrário. Na quinta-feira passada, a vantagem de Obama nesse quesito era menor - 36 x 35 por cento.

A precisão da pesquisa Reuters/Ipsos é medida por um intervalo de credibilidade. Nessa amostra, a margem é de 4,1 pontos percentuais para todos os entrevistados, e de 4,8 pontos para a parcela específica dos eleitores inclinados a votar.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA