Mundo

Vantagem de Hillary sobre Trump cai para 9 pontos

Vantagem de democrata diminuiu cerca de 5 pontos percentuais desde junho, aponta pesquisa


	Hillary Clinton: vantagem de democrata diminuiu cerca de 5 pontos percentuais desde junho, aponta pesquisa
 (Mike Blake / Reuters)

Hillary Clinton: vantagem de democrata diminuiu cerca de 5 pontos percentuais desde junho, aponta pesquisa (Mike Blake / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2016 às 20h36.

Nova York - A vantagem da democrata Hillary Clinton sobre o seu rival republicano, Donald Trump, diminuiu em cerca de 5 pontos percentuais desde meados do mês de junho, para 9 pontos percentuais, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira.

O levantamento mostrou que 44,5 por cento de prováveis votantes apoiam a ex-secretária de Estado, enquanto 35,5 por cento estão com o empresário Trump.

O resultado se compara com o apoio de 46,6 por cento para Hillary e de 32,3 por cento para Trump, em 12 de junho, na maior vantagem registrada até o momento para Hillary.

Donald Trump concentrou muito da sua energia nos últimos dias no ataque a tiros em Orlando, na Flórida, realizado por um homem nascido nos Estados Unidos e que se disse leal ao grupo militante Estado Islâmico.

O candidato prometeu proibir a entrada nos EUA de pessoas vindas de locais associados ao terrorismo.

Propostas linha-dura sobre segurança nacional ajudaram Trump a aumentar o seu apoio entre eleitores no passado, como nas ocasiões dos ataques em San Bernardino, na Califórnia, e em Paris.

Hillary respondeu ao ataque de Orlando defendendo mais ações de inteligência e ataques aéreos contra o Estado Islâmico, ao mesmo tempo que alertou contra a demonização dos muçulmanos norte-americanos. Ela também tem criticado as propostas de Trump sobre política externa e economia, dizendo que um governo dele seria um “desastre”.

A pesquisa ouviu 1.100 prováveis votantes entre 17 e 21 de junho e tem margem de erro de 3,4 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasCelebridadesDonald TrumpEmpresáriosHillary ClintonPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)PolíticosTerrorismo

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado