Mundo

Vaccarezza fala de Jobim como ex-ministro

O líder do governo na Câmara elogiou o trabalho de Jobim, mas afirmou que a política implementada é do governo e não do ministro

Vaccarezza: "no sistema presidencialista, a política é a do chefe de Estado e quem a presidente escolher vai continuar este trabalho" (Wikimedia Commons)

Vaccarezza: "no sistema presidencialista, a política é a do chefe de Estado e quem a presidente escolher vai continuar este trabalho" (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 17h13.

Brasília - Mesmo antes de ser oficializada a demissão de Nelson Jobim do cargo de ministro da Defesa, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), o tratou em entrevista como ex-integrante da administração Dilma Rousseff. Vaccarezza elogiou o trabalho de Jobim, mas afirmou que a política implementada é do governo e não do ministro.

"Não existe política de ministro, existe política de governo. No sistema presidencialista, a política é a do chefe de Estado e quem a presidente escolher vai continuar este trabalho", disse Vaccarezza, que ressaltou não saber ainda oficialmente da saída de Jobim.

O ministro da Defesa deverá perder o cargo nas próximas horas após uma série de declarações polêmicas. A pressão sobre ele começou quando no aniversário de 80 anos do presidente Fernando Henrique Cardoso criticou quem trata mal os subordinados e se disse "cercado de idiotas". Em outra entrevista, afirmou ter votado em José Serra para presidente no ano passado.

A gota d'água, porém, foi a entrevista de Jobim à revista Piauí. O ministro afirmou que sua colega das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, é "fraquinha" e que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, "nem conhece Brasília". Para Vaccarezza, o ministro não pode ter todo o seu trabalho julgado pelas "declarações infelizes". Questionado se a situação de Jobim era insustentável, o líder do governo brincou: "Se eu responder a esta pergunta é a minha situação que fica insustentável, chega de frases infelizes".

Acompanhe tudo sobre:CongressoDemissõesDesempregogestao-de-negociosGoverno DilmaMDB – Movimento Democrático BrasileiroNelson JobimPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Israel mata 19 palestinos que aguardavam distribuição de ajuda em Gaza

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo