Mundo

Usina da MPX recebe multa milionária do Ibama

Termoelétrica de Pecém, no Ceará, pertencente a empresa de energia de Eike Batista, foi autuada em R$15,5 milhões por poluição sonora causada pelo transporte de carvão


	Visão geral das obras na usina de Pecém, da MPX, que começo a operar em 2012
 (Divulgação/MPX)

Visão geral das obras na usina de Pecém, da MPX, que começo a operar em 2012 (Divulgação/MPX)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 5 de julho de 2013 às 16h19.

São Paulo – Em meio a crise que abala o império do empresário Eike Batista, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou em 15,5 milhões a usina termoelétrica da MPX de Pecém, no Ceará.

Aplicada após ação do Ministério Público Federal, a multa deve-se à poluição sonora causada pela esteira que leva o carvão mineral até a usina. O barulho foi denunciado por moradores da região, que é atravessada por muitas casas, dunas e vegetação abundante.
Novas autuações podem ainda ser geradas, em função da poluição atmosférica causada pela planta.

Em nota, a Energia Pecém diz que já apresentou defesa questionando a legalidade da autuação. Diz ainda que a empresa comprometeu-se,junto à Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace), a realizar comunicado prévio sobre as atividades de transporte de carvão de descarregamento. Segundo a nota, o grupo também se compromete a apresentar análises adicionais relativas ao desempenho ambiental do empreendimento.

Com capacidade instalada de 720 MW, a usina termelétrica Energia Pecém, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, recebeu a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para início, em 1º de dezembro de 2012, da operação comercial de sua primeira unidade geradora.

Veja a nota da Energia Pecém na íntegra:

"Em relação à multa imposta pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Energia Pecém informa que apresentou defesa questionando a legalidade da referida autuação. A empresa informa ainda que se comprometeu perante a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) a comunicar previamente ao órgão sobre as atividades de descarregamento e transporte de carvão mineral, bem como a apresentar análises adicionais referentes ao desempenho ambiental do equipamento. Por fim, a Energia Pecém reitera que possui como premissa atuar com transparência perante a sociedade, mantendo diálogo permanente com os órgãos de fiscalização e as comunidades localizadas no entorno do seu empreendimento".

Acompanhe tudo sobre:EBXEmpresasEnergiaEnergia eólicaEnevaGás e combustíveisIbamaInfraestruturaPetróleoUsinas

Mais de Mundo

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano