Mundo

Uruguai rejeita proposta do Peru para nova reunião da Unasul

O Uruguai afirmou que não vê necessidade de convocar uma nova reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para debater a situação política na Venezuela


	O presidente do Uruguai, José Mujica, recebeu Maduro em Montevidéu na terça-feira. Na reunião, ambos os governos assinaram acordos de cooperação econômica
 (GettyImages)

O presidente do Uruguai, José Mujica, recebeu Maduro em Montevidéu na terça-feira. Na reunião, ambos os governos assinaram acordos de cooperação econômica (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2013 às 23h30.

Montevidéu - O Uruguai afirmou nesta sexta-feira que não vê necessidade de convocar uma nova reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para debater a situação política na Venezuela, como proposto pelo Peru.

O chanceler uruguaio, Luis Almagro, disse que a Unasul deve esperar o pronunciamento da autoridade eleitoral da Venezuela sobre as denúncias da oposição de irregularidades nas eleições de 14 de abril, que deram vitória por estreita margem ao ex-chanceler Nicolás Maduro.

"Temos que esperar. Temos uma situação que tem pleno apoio da institucionalidade vigente, na região e na própria Venezuela. Temos um presidente em exercício na Venezuela e temos um Conselho Nacional Eleitoral fundamentando os recursos apresentados. Acho que nesse momento resta pouco a fazer ou a analisar", disse Almagro à rádio local Carve.

Na quinta-feira, o chanceler do Peru, Rafael Roncagliolo, disse que estava fazendo consultas com os membros do bloco sul-americano para uma eventual reunião que analise a situação na Venezuela, em meio a disputas entre o governo e a oposição.

"A situação evoluiu muito positivamente, as tensões políticas diminuíram muito, as tensões sociais praticamente desapareceram", acrescentou Almagro.

O ministro uruguaio opinou que seria conveniente "deixar a Venezuela estabilizar sua democracia" para depois fazer uma reunião entre os países sul-americanos.

O Peru, que exerce a Presidência pro témpore da Unasul, reuniu o bloco em Lima em 19 de abril, antes da posse de Maduro como chefe de Estado, para analisar a situação venezuelana e apoiar o novo governo.

O presidente do Uruguai, José Mujica, recebeu Maduro em Montevidéu na terça-feira. Na reunião, ambos os governos assinaram acordos de cooperação econômica, nos quais Caracas garantiu o fornecimento de 60 por cento do petróleo que o Uruguai precisará para os 12 meses a partir de julho.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaPeruUruguai

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher