Mundo

Uruguai rejeita pedido de asilo do ex-presidente peruano Alan García

García estava na embaixada do Uruguai em Lima desde 17 de setembro, com um amparo provisório enquanto o caso era estudado

Governo do Uruguai rejeitou o pedido de asilo do ex-presidente perano, Alan García (Mariana Bazo/Reuters)

Governo do Uruguai rejeitou o pedido de asilo do ex-presidente perano, Alan García (Mariana Bazo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 13h23.

Montevidéu - O governo do Uruguai rejeitou o pedido de asilo do ex-presidente perano, Alan García, informou nesta segunda-feira o presidente uruguaio Tabaré Vázquez.

García estava na embaixada do Uruguai em Lima desde 17 de setembro, com um amparo provisório enquanto o caso era estudado.

A decisão tomada pelo presidente do Uruguai e pelo ministro de Relações Exteriores do país, Rodolfo Nin Novoa, se baseou em "considerações estritamente jurídicas" e no extenso relatório enviado pelo governo peruano, de cerca de mil páginas. Além disso, Vázquez indicou à imprensa, que o caso "não é perseguição política" e acrescentou que "os três poderes do Estado operam de forma autônoma e livre no Peru, especialmente o Poder Judiciário".

García é investigado no escândalo de pagamento de propinas da Odebrecht. Como mora em Madri desde 2016, no sábado, ele foi proibido por um juiz de sair do Peru por 18 meses, enquanto as investigações acontecem. O ex-presidente concordou, mas horas depois solicitou asilo diplomático ao Uruguai argumentando perseguição política.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaNovonor (ex-Odebrecht)PeruUruguai

Mais de Mundo

Orsi visita seu mentor Mujica após ser eleito presidente do Uruguai

Califórnia promete intervir se Trump eliminar incentivos fiscais a veículos elétricos

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname