Mundo

Uruguai envia condolências ao Brasil e oferece ajuda

O ministro uruguaio de Saúde Pública, Jorge Venegas, disse que se comunicou com o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, para oferecer "toda a ajuda possível"

Médicos em atendimento às vítimas do incêndio da boate Kiss: cerca de 80 pessoas permanecem hospitalizadas, várias com queimaduras graves. (REUTERS/Edison Vara)

Médicos em atendimento às vítimas do incêndio da boate Kiss: cerca de 80 pessoas permanecem hospitalizadas, várias com queimaduras graves. (REUTERS/Edison Vara)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2013 às 14h36.

Montevidéu - O governo do Uruguai enviou nesta segunda-feira uma mensagem de apoio ao governo brasileiro devido ao incêndio deste domingo em uma boate nas proximidades da fronteira entre os dois países que deixou 231 mortos e ofereceu sua ajuda às vítimas.

Em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a Administração do presidente José Mujica expressou seu "profundo pesar" ao governo de Dilma Rousseff e "ao povo irmão do Brasil" pelo "trágico incêndio".

Além disso, as autoridades uruguaias enviaram "suas mais sinceras condolências" aos familiares das vítimas.

O ministro uruguaio de Saúde Pública, Jorge Venegas, disse que se comunicou com o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, para oferecer "toda a ajuda possível" para as vítimas do incêndio.

Em circunstâncias como o acidente "sempre se necessita apoio técnico e científico, e tecidos ou órgãos para as vítimas", lembrou Venegas, médico de profissão, em declaração à imprensa local.

As autoridades do Ministério da Saúde Pública decidiram que o Instituto Nacional de Doação e Transplante de Células, Tecidos e Órgãos fará um estudo de suas disponibilidades atuais para poder colaborar com as vítimas.

O incêndio da boate Kiss, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que faz limite com o Uruguai, causou pelo menos 231 mortos e 112 feridos.

Cerca de 80 pessoas permanecem hospitalizadas, várias com queimaduras graves. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaIncêndiosRio Grande do SulUruguai

Mais de Mundo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente