Mundo

Uruguai é 1º país a legalizar cultivo e venda de maconha

A proposta do presidente José Mujica, apesar da resistência da oposição, foi aprovada por 16 votos a 13


	Apoiadores da Lei da Maconha comemoram aprovação pelo Senado uruguaio: com a lei, o governo uruguaio espera desestimular o tráfico e administrar o consumo
 (REUTERS/Andres Stapff)

Apoiadores da Lei da Maconha comemoram aprovação pelo Senado uruguaio: com a lei, o governo uruguaio espera desestimular o tráfico e administrar o consumo (REUTERS/Andres Stapff)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 09h15.

Montevidéu - O Uruguai se tornou, na terça-feira, o primeiro país na história a permitir o cultivo e distribuição da maconha, com a aprovação do Senado a uma lei proposta pelo governo para combater o tráfico de drogas no pequenos país sul-americano.

A proposta do presidente José Mujica, um ex-guerrilheiro de esquerda, de 78 anos, foi aprovada por 16 votos a 13, apesar da resistência da oposição, que teme um aumento no consumo de drogas mais pesadas.

A norma permitirá ao Estado regulamentar a importação, produção, distribuição e venda da cannabis no país, de 3,4 milhões de habitantes. Dessa forma, o governo uruguaio espera desestimular o tráfico e administrar o consumo.

"É pertinente para o caso do Uruguai deixar estabelecido desde já que, se tratando de um país de trânsito (de drogas) que incorporou o consumo, recebe plenamente o impacto do crime organizado", disse o senador governista Roberto Conde, durante o debate no Senado.

"Tem, portanto, o dever de aplicar uma resposta de Estado específica para um território aberto, pequeno e não produtor", acrescentou, em defesa da lei.

O Uruguai assim se coloca na vanguarda do debate sobre a legalização das drogas leves, apoiados por ex-presidentes latino-americanos, como Fernando Henrique Cardoso e o mexicano Vicente Fox.

A decisão será seguida de perto em diferentes partes do mundo. Nos Estados Unidos, os Estados de Washington e Colorado legalizaram em 2012 o consumo de maconha para fins recreativos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaLegislaçãoMaconhaUruguaiJosé Mujica

Mais de Mundo

França alerta que responderá 'com extrema firmeza' possíveis represálias de Israel

Aeroporto de Bruxelas cancela metade dos voos após ataque cibernético

Ministro espanhol pede urgência na ratificação do acordo UE-Mercosul: 'não há desculpas para adiar'

Ataque aéreo russo na Ucrânia deixa mortos e feridos, dizem autoridades