Mundo

Uruguai começará a vacinar adultos de 18 a 70 anos contra covid-19

Vacinação acontecerá entre os dias 29 de março e 2 de abril

Vacinação no Uruguai: profissionais de saúde recebem primeira dose da Coronavac. (Mariana Greif/Reuters)

Vacinação no Uruguai: profissionais de saúde recebem primeira dose da Coronavac. (Mariana Greif/Reuters)

Depois de assumir o compromisso ousado de disponibilizar doses suficientes para vacinar mais do que o número de habitantes da sua população em poucos meses, o Uruguai anunciou que esgotou, em menos de uma hora, as cotas para vacinação de pessoas de 18 a 70 anos contra a covid-19.

Como a política internacional afeta os investimentos? Esteja preparado com as recomendações da EXAME Invest PRO

De acordo com o Ministério da Saúde Pública do Uruguai, foram abertas 170 mil vagas para vacinação entre os dias 29 de março e 2 de abril, período conhecido como a Semana do Turismo no país. No total, foram 750 mil inscritos que se registraram por meio de uma plataforma digital que, segundo o Ministério, ainda está recebendo registros e inserindo os inscritos em uma espécie de “fila virtual”.

Apesar da abertura excepcional de vagas para a população mais jovem, as autoridades afirmaram que continuarão o plano de imunização baseado na priorização de faixas etárias mais velhas.

Vacinação acelerada

O Uruguai foi o último país da América Latina a começar o processo de vacinação, no início do mês de março - dois meses após o restante do mundo. Apesar do atraso, o plano de imunização está em ritmo acelerado e o país afirmou ter ao menos 3,75 milhões de doses já compradas ( 2 milhões de doses da vacina da Pfizer e 1,75 milhão de doses da Coronavac).

A prioridade para o começo da vacinação no Uruguai foram os professores e profissionais de segurança, com a vacina da Sinovac. Desde 16 de março, o país também passou a imunizar pessoas de 50 a 70 anos.

Acompanhe tudo sobre:Uruguaivacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia