Mundo

Universidades em Santiago são evacuadas após aviso de bomba

Pelo menos 6 mil pessoas, entre funcionários, estudantes e professores, foram retiradas de duas universidades na zona leste de Santiago (Chile)

Universidad del Desarrolio (UDD): aviso de bomba aconteceu em pleno horário letivo, e ainda não se sabe quando as aulas serão retomadas (Universidad Del Desarrolio/Divulgação)

Universidad del Desarrolio (UDD): aviso de bomba aconteceu em pleno horário letivo, e ainda não se sabe quando as aulas serão retomadas (Universidad Del Desarrolio/Divulgação)

E

EFE

Publicado em 26 de outubro de 2018 às 14h33.

Santiago - Cerca de 6 mil pessoas, entre funcionários, estudantes e professores, foram retiradas na manhã desta sexta-feira de duas universidades na zona leste de Santiago após um aviso de bomba.

A Universidade do Desenvolvimento (UDD) e a DUOC UC, situadas na mesma região da comuna de Los Condes, foram evacuadas pela Polícia.

Além disso, chegaram até o local equipes do Grupo de Operações Policiais Especiais (Gope) para confirmar se o aviso de bomba é real ou foi um alarme falso.

Em todo caso, todas as pessoas que estavam nos edifícios próximos foram retiradas e a Polícia estabeleceu um perímetro de segurança até que a situação seja verificada.

O aviso de bomba aconteceu em pleno horário letivo, e ainda não se sabe quando as aulas serão retomadas.

O comandante do Gope, Juan Estay, informou que o caso pode se tratar de um alarme falso, mas que não descarta a possibilidade de ter sido um aviso real até que as instalações sejam inspecionadas, segundo informou a rádio "Cooperativa".

Além disso, Estay confirmou que não há novidades sobre o procedimento em andamento e que não se sabe mais detalhes sobre o aviso e a investigação.

Diversos alunos das universidades publicaram no Twitter fotografias e vídeos da evacuação nos quais se observa como as pessoas deixavam os edifícios.

Na mesma rede social, a Universidade dos Andes (UANDES), situada perto da (UDD), informou que no seu caso não houve nenhum aviso e que as aulas continuam com normalidade nesta sexta-feira.

"Por causa do aviso de bomba que a UDD e a DUOC UC receberam hoje, informamos à nossa comunidade que a UANDES não foi alertada. As atividades de hoje transcorrem normalmente", publicou a instituição.

Acompanhe tudo sobre:ChileFaculdades e universidadesSantiago (Chile)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia