Mundo

União Europeia vai investigar dumping de modems chineses

Bruxelas - As autoridades regulatórias de comércio da União Europeia abriram na quarta-feira uma investigação sobre uma queixa de que modems sem fio produzidos na China estão chegando aos mercados da União por meio de dumping. A Comissão Europeia, que responde pela política de comércio internacional do bloco de 27 países, anunciou ter recebido uma […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2010 às 14h50.

Bruxelas - As autoridades regulatórias de comércio da União Europeia abriram na quarta-feira uma investigação sobre uma queixa de que modems sem fio produzidos na China estão chegando aos mercados da União por meio de dumping.

A Comissão Europeia, que responde pela política de comércio internacional do bloco de 27 países, anunciou ter recebido uma queixa da companhia belga Option, a única fabricante de equipamentos para conexão sem fio à Internet na Europa.

Os produtos sob investigação são conhecidos como modems wireless wide area networking (WWAN). Eles dispõem de antenas de rádio e oferecem conexão em padrão Internet Protocol (IP) a computadores.

"As provas iniciais oferecidas pelo queixoso demonstram que o volume e preços dos produtos importados sob investigação tiveram, entre outras coisas, impacto negativo," informou a Comissão em seu diário oficial.

O suposto dumping parece ter gerado efeitos adversos substanciais para o desempenho geral e a situação financeira da Option, afirmou a Comissão.

As autoridades regulatórias da União Europeia têm prazo de 15 meses para conduzir sua investigação. Caso a Comissão Europeia considere que os produtos foram vendidos a preços desleais, o que configura dumping, pode impor tarifas adicionais de importação.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaChinaJustiçaUnião EuropeiaConcorrênciaTecnologias sem fio

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista