Mundo

União Europeia se recusa a interferir em caso Battisti

Recusa reforça a manifestação oficial das autoridades do bloco em relação à decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Franco Frattini, ministro das Relações Exteriores: o caso é muito mais complexo (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

Franco Frattini, ministro das Relações Exteriores: o caso é muito mais complexo (Vittorio Zunino Celotto/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2011 às 09h43.

Bruxelas - A União Europeia não vai interferir em favor da extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti. A informação foi revelada ontem pela Comissão Europeia, braço executivo do bloco que reúne 27 países, em Bruxelas. Segundo a Comissão Europeia, a disputa jurídica em torno do ex-militante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) é problema bilateral entre o Brasil e a Itália.

A recusa reforça a manifestação oficial das autoridades do bloco em relação à decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não deportar o ex-militante, condenado na Itália por homicídio. Segundo o porta-voz da Comissão Europeia, Michael Mann, a divergência é “puramente bilateral”. “Nada mudou em relação ao que já foi dito: a comissão da União Europeia não tem competência em matéria de extradição e não há acordo de extradição entre a União Europeia e o Brasil.”

O pronunciamento é uma resposta pública às pressões exercidas pela Itália sobre Bruxelas para que se posicione sobre a decisão do governo Lula. Contrariado com a postura, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, protestou. “O caso é muito mais complexo e nós não podemos excluir, inclusive nas próximas horas, uma iniciativa europeia sobre a proposição da Itália sobre esta questão.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEuropaItáliaPiigsDados de BrasilUnião EuropeiaDiplomacia

Mais de Mundo

Trump revela que fez ressonância magnética durante exames médicos

Trump parabeniza Lula pelo seu 80º aniversário

Furacão Melissa alcança alerta máximo no Caribe

Milei agradece Trump após vitória legislativa e apoio financeiro