Mundo

União Europeia precisa melhorar o gerenciamento de crises, diz Rompuy

Presidente do Conselho Europeu, crise recente ressaltou a escassez de mecanismos apropriados dentro da UE para lidar com pacotes de auxílio aos membros do bloco

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

La Baulle - A União Europeia precisa de mais coordenação política e econômica para enfrentar eventuais problemas semelhantes à crise provocada pelo endividamento da Grécia, afirmou o presidente do Conselho Europeu, Herman Von Rompuy, durante uma conferência. "Precisamos de um melhor gerenciamento de crises", afirmou a autoridade. "Durante a crise grega, construímos um bote salva-vidas no meio do mar", acrescentou.

Segundo Rompuy, a crise recente ressaltou a escassez de mecanismos apropriados dentro da União Europeia para lidar com pacotes de auxílio aos membros do bloco e que esse é o motivo pelo qual ele chefiará uma força-tarefa que avaliará propostas enviadas pelos países europeus a respeito do assunto.

A força-tarefa também estudará a criação de um sistema de alerta que utilizará uma série de indicadores para determinar se a competitividade de um país da União Europeia está desalinhada em relação aos demais membros do bloco.

Acompanhe tudo sobre:EuropaRegulamentaçãoUnião Europeia

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez