Mundo

União Europeia amplia sanções contra Coreia do Norte

As sanções ampliam as proibições de exportação e importação de produtos que possam contribuir ao desenvolvimento das forças armadas norte-coreanas


	Kim Jong Un: os países-membros da UE terão que inspecionar qualquer carga vinda da Coreia do Norte para seus territórios
 (YONHAP / Reuters)

Kim Jong Un: os países-membros da UE terão que inspecionar qualquer carga vinda da Coreia do Norte para seus territórios (YONHAP / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2016 às 16h04.

Bruxelas - Os países da União Europeia (UE) ampliaram nesta quinta-feira as sanções contra a Coreia do Norte depois da decisão da ONU do início de março de impor duras medidas restritivas contra Pyongyang pelos últimos testes nucleares e de mísseis, informou o Conselho da União Europeia.

As sanções comunitárias ampliam as proibições de exportação e importação de qualquer produto, com exceção de alimentos e remédios, que poderia contribuir ao desenvolvimento das capacidades operativas das forças armadas norte-coreanas.

Além disso, os países-membros terão que inspecionar qualquer carga vinda da Coreia do Norte para seus territórios, proibir o arrendamento de embarcações ou aviões por parte do país asiático e eliminar dos registros navios desse país.

Os 28 países do bloco terão, além disso, que proibir voos que transportem produtos e artigos proibidos e reter navios que violem as resoluções da ONU.

Os Estados-membros proibirão igualmente as exportações norte-coreanas de certos minerais, incluindo o carvão, o ferro e o ouro, assim como as exportações a Coreia do Norte de combustível para a aviação.

Os países terão, além disso, que expulsar representantes da Coreia do Norte e cidadãos de terceiros países implicados em programas balísticos e nucleares ilegais de Pyongyang.

As sanções também incluem medidas financeiras adicionais como o congelamento de ativos de entidades governamentais associadas com o programa nuclear ou balístico ou outras atividades proibidas pela ONU.

A UE fechará ainda filiais, subsidiárias ou escritórios de representação de bancos da Coreia do Norte.

Além disso, a UE proibirá qualquer apoio financeiro privado ao comércio se tais recursos puderem contribuir às atividades ilícitas da Coreia do Norte.

As sanções entrarão em vigor nesta sexta-feira, após sua publicação no Diário Oficial da UE. 

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaEuropaTestes nuclearesUnião Europeia

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza