Mundo

União Europeia alerta sobre risco de corte absoluto do gás da Rússia

A UE já impôs sanções à Rússia, inclusive à parte de sua oferta de energia, e está se esforçando para reduzir a dependência em relação a Moscou

Gás: ministros de Energia da UE farão uma reunião extraordinária para discutir a questão (picture alliance / Colaborador/Getty Images)

Gás: ministros de Energia da UE farão uma reunião extraordinária para discutir a questão (picture alliance / Colaborador/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de julho de 2022 às 10h48.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta quarta-feira, 6, que a União Europeia (UE) precisa elaborar uma estratégia emergencial para se preparar para um eventual corte absoluto do gás natural da Rússia em meio à guerra na Ucrânia.

"É óbvio: (o presidente russo, Vladimir) Putin continua usando energia como uma arma. É por isso que a comissão está trabalhando num plano emergencial europeu", disse Von der Leyen, em discurso a parlamentares em Estrasburgo, na França.

A UE já impôs sanções à Rússia, inclusive à parte de sua oferta de energia, e está se esforçando para reduzir a dependência em relação a Moscou. Von der Leyen alertou, porém, que o bloco precisa estar pronto para interrupções no suprimento russo e afirmou que os planos iniciais da UE serão apresentados até meados deste mês. "Se a situação piorar ainda mais, precisamos estar preparados", disse.

No próximo dia 26, ministros de Energia da UE farão uma reunião extraordinária para discutir a questão, após a divulgação do plano da UE, segundo tuíte da presidência da República Checa, que está ocupando a presidência rotativa do bloco. Com informações da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaEuropaGás e combustíveisRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana